Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Jairo | - |
Autor(es): dc.contributor | Larcher, José Valter Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Ruaro, Thiago Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653643 | - |
Descrição: dc.description | Looking at the sustainable development of cities, using as a base the National Politics of Urban Mobility, that has as one of its principles to priotize the non-motorized modes of transportation over the motorized modes. This work was developed with the objective of evaluating the existing cycling infrastucture in the city of Pato Banco, Paraná, while also analyzing a area of study limited to inside the central region of the city, composed of eleven thoroughfares on the North-South axis and thirteen thoroughfares on the East-West axis, with a focus on the possible implementation of a cycling route. For the evaluation of the existing cycling infrastructire, IMUS (Index for Sustainable Urban Mobility) was partly used as a resource. In order to evaluate the streets, two other resources were used: Stress Level by Sorton and Walsh and Florida Roadway Condition Index (RCI) by Epperson-Davis. In the end, crossing the obtained results from the different resources with the subjective evaluation done in the field, a final classification of the thoroughfares on a map is presented. In conclusion, in respect to the current cycling system of the city, that is not actually thought of as a system, but more that some thoroughfares that have some form of infrastructure don't have any connection with each other. However, in relation to the studied area of the central region, the majority of the thoroughfares were verified to have great potential in behaving like cycling routes. | - |
Descrição: dc.description | Visando o desenvolvimento sustentável das cidades, tomando por base a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma das diretrizes priorizar os modais não motorizados sobre os modais motorizados, este trabalho se desenvolveu com objetivo de avaliar a infraestrutura cicloviária existente na cidade de Pato Branco – PR, bem como, analisar uma área de estudo delimitada dentro da região central da cidade, composta por onze vias no eixo Norte-Sul e treze vias no eixo Leste-Oeste, com foco na possível implantação de uma rota cicloviária. Para a avaliação da infraestrutura cicloviária existente, utilizou-se de forma parcial a ferramenta IMUS – Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Já para a análise das vias, fez-se uso de duas outras ferramentas: Nível de Stress de Sorton e Walsh e Índice de Condição das Vias (ICV) da Flórida de Epperson-Davis. Ao final, cruzando os resultados obtidos pelas ferramentas com a avaliação subjetiva realizada em campo, apresentou-se a classificação final das vias em um mapa síntese. Concluiu-se, a respeito do sistema cicloviário atual da cidade, que este não está sendo pensado como um sistema, visto que as vias que possuem alguma infraestrutura não possuem nenhuma conexão entre si. Contudo, em relação à área delimitada na região central, verificou-se que a maior parte das vias possui grande potencial em comportar rotas cicloviárias. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade residencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicycle trails | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residential mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | City planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public spaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário | - |
Título: dc.title | Analysis of current cycling system of the city Pato Branco and the streets of the central ring of the city with a focus on the cycling method of transportation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: