Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
Autor(es): dc.contributor | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Geraldo | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira Junior, Laertes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653635 | - |
Descrição: dc.description | In the educational area, the application of machine algorithms allows define strategies that help students to improve their performance to progress in learning, assist teachers and researchers to discover new ways to improve themselves, predict the risk of student evasion, evaluate the performance of students acting in the educational environment, among others. This work applied data mining tools using machine learning algorithms on a database referring to the opinion of higher education students about remote education in the pandemic period. The data mining step aimed to infer rules and patterns that can model students' profile in relation to distance learning methodology. The results found show different characteristics for groups of students with varying opinions on the application of distance learning. The algorithms showed satisfactory results in relation to accuracy and it was possible to analyze the profiles of these students through the rules defined by them. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | Na área educacional a aplicação de algoritmos de máquina permite definir estratégias que ajudam os estudantes a melhorar seu desempenho para progredir no aprendizado, auxiliar professores e pesquisadores a descobrirem novas maneiras de se aprimorarem, prevê risco de evasão de alunos, avaliam o desempenho de estudantes atuando no ambiente educacional, entre outros. Este trabalho aplicou ferramentas de mineração de dados utilizando algoritmos de aprendizagem de máquina em uma base referente a opinião de alunos do ensino superior sobre o ensino remoto no período de pandemia. A etapa de mineração de dados teve como objetivo inferir regras e padrões que possam modelar o perfil dos estudantes em relação a metodologia EAD. Os resultados encontrados mostram características diferentes para grupos de alunos contendo variadas opiniões sobre a aplicação do ensino a distância. Os algoritmos mostraram resultados satisfatórios em relação a acurácia e foi possível analisar os perfis destes alunos por meio das regras definidas por eles. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado do computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineração de dados (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machine learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data mining | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Análse comparativa de algoritmos de aprendizagem de máquina: um estudo de caso na área educacional | - |
Título: dc.title | Comparative analysis of machine learning algorithms: a case study in educational field | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: