Método híbrido de desenvolvimento de produto com utilização de mock-up digital e a voz do cliente no contexto da indústria automotiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorsato, Milton-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9039613643111474-
Autor(es): dc.contributorBorsato, Milton-
Autor(es): dc.contributorPolli, Milton Luiz-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Daniel Capaldo-
Autor(es): dc.creatorCosta, Ana Rita Villela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653608-
Descrição: dc.descriptionOne of the factors of a company success is the rapid launch of its products in the market. In software development, this urgency is even greater. Based on this assumption, Agile Project Management has emerged to reduce the time between the idea and the launch of the product. Several studies have been developed to combine the qualities of Agile Management with those of traditional Project Management for application in physical products, i.e. tractors, automobiles, and other items. From these studies the question has arisen: how can digital mockup be used to implement a hybrid project management approach, with customer participation, for physical products? To answer this question, the research used, as a methodological approach, the DSR (Design Science Research), oriented to the solution of problems in the real world and that consists in identifying the problem and motivation, defining the objectives of the solutions, developing an artifact (ie method), demonstrate, evaluate and communicate the results found. The resulting method, in a context of the automotive industry, was applied to an audience of almost 500 people, in four sprints of approximately four weeks each over a vehicular direction. After the application, the method was evaluated by experts using the Delphi technique and, as a result, proved to be feasible, but more applicable to products that have a user interface. The amount of sprints and the time would vary depending on the type of product to be developed.-
Descrição: dc.descriptionUm dos fatores de sucesso de uma empresa é o rápido lançamento dos seus produtos no mercado. No desenvolvimento de software, essa urgência é ainda maior. Partindo desse pressuposto o Gerenciamento Ágil de Projetos surgiu para diminuir o tempo entre a ideia e o lançamento do produto. Vários estudos vêm sendo desenvolvidos para unir as qualidades do Gerenciamento Ágil àquelas do Gerenciamento de Projetos tradicional para aplicação em produtos físicos, i.e. tratores, automóveis, e outros itens. Destes estudos surgiu a questão: como o mock-up digital pode ser utilizado para implementar uma abordagem híbrida de gerenciamento de projetos, com a participação do cliente, para produtos físicos? Para responder essa pergunta, a pesquisa utilizou, como abordagem metodológica, a DSR (Design Science Research), orientada à solução de problemas do mundo real e que consiste em identificar o problema e a motivação, definir os objetivos da solução, desenvolver um artefato (i.e. método), demonstrar, avaliar e comunicar os resultados encontrados. O método resultante, num contexto da indústria automotiva, foi aplicado a um público de quase 500 pessoas, em quatro sprints de, aproximadamente, quatro semanas cada sobre uma direção veicular. Após a aplicação, o método foi avaliado por especialistas utilizando a técnica Delphi e, como resultado, mostrou-se viável, porém mais aplicável a produtos que possuam interface com o usuário. A quantidade de sprints e o tempo variariam conforme o tipo de produto a ser desenvolvido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos novos-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de fabricação-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho (Projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de produto-
Palavras-chave: dc.subjectNew products-
Palavras-chave: dc.subjectManufacturing processes-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobile industry and trade-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::PROCESSOS DE TRABALHO-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Mecânica-
Título: dc.titleMétodo híbrido de desenvolvimento de produto com utilização de mock-up digital e a voz do cliente no contexto da indústria automotiva-
Título: dc.titleHybrid product development method using digital mock-up and the voice of the cutomer in the context of the automotive industry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.