Desenvolvimento e avaliação de uma interface vibrotátil para aprendizagem de movimentos de articulação das mãos para a execução de padrões rítmicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCôgo, Filipe Roseiro-
Autor(es): dc.contributorHalmeman, Radames Juliano-
Autor(es): dc.contributorCôgo, Filipe Roseiro-
Autor(es): dc.contributorHalmeman, Radames Juliano-
Autor(es): dc.contributorSteinmacher, Igor Fabio-
Autor(es): dc.contributorHübner, Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorValério, Vinícius Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653591-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work is to develop and evaluate a device with a vibrotactile interface in order to be used in the musical learning context. This device can help students in the specific movements learning of pivoting, used during a rhythmic pattern accompaniment. In order to evaluate, such device was used in a real context of use, where music students had the opportunity to use it. This evaluate was done through of a field study with direct observation of participants, in order to verify if the use of a vibrotactile interface is useful to inform the pivoting movements in the rhythmic patterns learning, specifically in the context of a music class with the presence of a teacher.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar um dispositivo com interface vibrotátil, a fim de ser usado no contexto da aprendizagem musical. Esse dispositivo, poderá auxiliar alunos na aprendizagem de movimentos específicos de articulação, usados durante o acompanhamento de um padrão rítmico. Para que pudesse ser avaliado, tal dispositivo foi aplicado à um contexto real de uso, onde alunos de música teve a oportunidade de utilizá-lo. Esta avaliação foi feita por meio de um estudo em campo, com observação direta dos participantes, no intuito de verificar se o uso de uma interface vibrotátil é útil para informar os movimentos de articulação na aprendizagem de padrões rítmicos, especificamente no contexto de uma aula de música com a presença de um professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Computação-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces de usuário (Sistemas de computação)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectUser interfaces (Computer systems)-
Palavras-chave: dc.subjectMusic - Instruction and study-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleDesenvolvimento e avaliação de uma interface vibrotátil para aprendizagem de movimentos de articulação das mãos para a execução de padrões rítmicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.