Raciocínio covariacional em aulas de cálculo diferencial e integral: possibilidades de desenvolvimento a partir do uso de tarefas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Alessandro Jacques-
Autor(es): dc.contributorCargnin, Claudete-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, William José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3537-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653584-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Caderno de tarefas: ideias do raciocínio covariacional e suas possibilidades-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents tasks that address ideas of the Covariational Reasoning (CR) organized through episodes of task resolution. I was implemented in the classes of Differential and Integral Calculus (CIC) in Higher Education, in regular classes of a course of Engineering of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) of the Londrina campus. It was listed as a general objective of the research to analyze ideas of the CR that were mobilized during the collective discussions triggered by the work with mathematical tasks. For purposes of analysis, we took cuttings of written output and excerpts from dialogue in groups. We seek to illustrated the potential of the tasks in terms of instigating discussions involving CR ideas using an interactive seven-phase analytical model used to study thought mathematical development. From the analysis made, It was possible to infer that at several moments, although the students seemed to verbalize an understanding of the situation, recognizing the covariation between the quantities involved, they failed in the representations, or were not able to establish explicit relations between CR ideas and CIC concepts. For it is a master's degree in the professional field, it presents a workbook (educational product) made available as a result of our research proposal.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta tarefas que abordam ideias do Raciocínio Covariacional (RC) organizadas por meio de episódios de resolução de tarefas. Foi implementada nas aulas da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Superior, em turmas regulares de um curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Londrina. Elencou-se como objetivo geral da pesquisa desvelar ideias do RC que foram mobilizadas durante as discussões coletivas desencadeadas pelo trabalho com tarefas matemáticas. Para fins de análise, tomamos recortes da produção escrita e trechos de diálogos nos grupos. Buscamos identificar o potencial das tarefas em termos de fomentar discussões que envolviam ideias do RC, usando para tal um modelo analítico de sete fases interativas utilizado para estudar o desenvolvimento do pensamento matemático. Da análise realizada, inferimos que, em vários momentos, embora os alunos parecessem verbalizar compreensão da situação, reconhecendo a covariação entre as grandezas envolvidas, falhavam nas representações, ou não eram capazes de estabelecer relações explícitas entre ideias do RC e conceitos do CDI. Por se tratar de um mestrado no âmbito profissional, apresenta-se um caderno de tarefas (produto educacional) disponibilizado como resultado de nossa pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo diferencial-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo integral-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectDifferential calculus-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus integral-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etc-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleRaciocínio covariacional em aulas de cálculo diferencial e integral: possibilidades de desenvolvimento a partir do uso de tarefas-
Título: dc.titleCovaritational reasoning in differential and integral calculus classes: possibilities of development from the use of tasks-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.