Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Antonio Carlos de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6457056051910603 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Dalva Cassie | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7443595428442247 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Morales, Angélica Gois Müller | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Dalva Cassie | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Antonio Carlos de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Adriane Dall' Acqua de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:28:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:28:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3525 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653568 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents a suggested methodology of teaching using music and images to produce video clips for teaching Science and Biology. The research was qualitative, the dialectical method and participant observation. The routing methodology of Critical Pedagogy History, present in the State of Biology Curriculum Guidelines of the State of Paraná, was used in analysis and planning activities. The objective was to propose a methodology to use technological resources of music and image in the process of teaching and learning of biology, describing mechanisms for instrumentalize teachers for using these technological resources, identifying technical and scientific terms the lyrics and pictures everyday as a learning tool. The subjects involved in this study were students in the 2nd year of high school night of a college's state schools, Ponta Grossa - Paraná. Data were collected from semi-structured questionnaires, video recordings and photographic records. As a final product, was a handbook to help teachers to produce video clips as a tool in the learning process. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta uma sugestão de metodologia de ensino utilizando música e imagens para produção de vídeoclips para o ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa foi qualitativa, o método dialético e observação participante. O encaminhamento metodológico da Pedagogia Histórico Crítica, presente na Diretriz Curricular Estadual de Biologia do Estado do Paraná, foi utilizada no planejamento e análise das atividades. O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para utilização dos recursos tecnológicos de música e imagem no processo de ensino-aprendizagem de Biologia, descrevendo mecanismos para instrumentalizar docentes para o uso destes recursos tecnológicos; identificando termos técnicos e científicos nas letras das músicas e imagens cotidianas, como ferramenta de aprendizagem. Os sujeitos envolvidos neste trabalho foram alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno de um colégio da rede estadual de ensino, de Ponta Grossa - Paraná. Os dados foram coletados a partir de questionários semi-estruturados, filmagens e registros fotográficos. Como produto final, foi elaborado um manual para auxiliar os professores a produzir vídeoclips como ferramenta no processo de aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multímidia interativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pictures in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interactive multimedia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de ciências e biologia | - |
Título: dc.title | Music and images: media as a tool for teaching science and biology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: