“Profuncionário”: política de formação para os funcionários de escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Marcia Regina Mallmann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653522-
Descrição: dc.descriptionThis work had as thematic to show through a bibliographical study, and the identity construction workers Professional Basic Education and its recognition as part of the category of education professionals opened by that was recent advances resulting from its path of struggle and embodied by the political actions of decades, such as the creation of area 21 in the Professional Education understanding the importance of work and school official's career, either as an educator or as manager for the democratization of school. The descriptive exploratory estudy achieved is objectives, because there was an understanding among employees (as) school, that besides the role of running the school are also educators with different functions that require more complex analysis on the specific modules that comprise specific training courses “ Profuncionário”, that are increasingly closer to the reality experienced in the work of school employees (as).-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática mostrar através de um estudo bibliográfico e de campo, a construção da identidade profissional dos funcionários de escola e seu reconhecimento como parte da categoria dos profissionais da educação que foi aberto por avanços recentes, resultantes da sua trajetória de luta e incorporado pelas ações políticas das últimas décadas, como a criação da Área 21 na Educação Profissional compreendendo a importância do trabalho e da carreira do funcionário escolar, seja como educador ou como gestor para a democratização da escola. O estudo descritivo exploratório atingiu os objetivos propostos, pois houve o entendimento entre os funcionários (as) de escola, de que além da função de executam na escola são também educadores com funções distintas que implicam competências mais complexas que estão acima do desempenho da função. Há necessidade de uma análise critica sob os módulos específicos que compreendem a formação específica dos cursos do “Profuncionário”, para que estejam cada vez mais próximos da realidade vivenciada no trabalho escolar dos funcionários(as).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectServidores públicos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações trabalhistas entre governo e servidores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectInteresse profissional-
Palavras-chave: dc.subjectWorking class-
Palavras-chave: dc.subjectPublic officers-
Palavras-chave: dc.subjectEmployee-management relations in government-
Palavras-chave: dc.subjectOccupational training-
Palavras-chave: dc.subjectVocational interests-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.title“Profuncionário”: política de formação para os funcionários de escola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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