Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansano Neto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Elaine Donizeti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:28:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:28:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653452 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho, na área do conhecimento das Letras, tem como objeto de estudo a Literatura Periférica e a sua presença nos bairros periféricos, bem como sua influência no cotidiano desses locais. A comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental M´Boi Mirim II foi apresentada a essa literatura. Com o intuito de utilizar o conhecimento prévio daqueles que residem nos bairros periféricos, objetiva-se contribuir para a conscientização da importância da leitura e da escrita, por meio da acessibilidade à cultura, visando o exercício efetivo da cidadania. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e método dialético, que, como procedimento técnico, é a pesquisa-ação. Dessa forma, analisou-se como a literatura periférica pode servir de subsídio para incentivar a leitura, a escrita e a produção cultural através do desenvolvimento do Trabalho Colaborativo Autoral proposto pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, através do Programa Mais Educação. Os resultados alcançados indicam que a Literatura Periférica é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de contribuir no processo de tornar a escola um local prazeroso, um espaço para a valorização da arte, do sentimento, da vida humana e do desenvolvimento do ser humano. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periferias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inner cities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A literatura periférica como impulsionadora de mudanças nos bairros periféricos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: