A comunicação organizacional no processo de gestão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carmen Regina Mohr de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20346-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653422-
Descrição: dc.descriptionThis research had the purpose to understand how the organizational communication occurs inside the school environment, intending to check its deficiencies and get possible solutions, taking in account the management school’s success. Therefore, it was considered that there are many problems faced by schools managers, with regard to communication. This research had bibliographic character and survey data with descriptive character, since it was proposed to find out what happens on the analyzed environment and how often. Thus, it was used a qualitative approach with semi-structured interview, from which the collected data contributed to the context of this study. The social actors involved were 8 students, 8 teachers and the members from the Direction of a public school located in the city of Cascavel-PR. There are several information circulating all the time at the school environment and, often, by poor communication it is generated conflicting interpretations and/or the lack of knowledge by all it may concern as to certain information and the consequences are great, from unfounded gossip until the financial losses and even jeopardizing the success of learning and teaching, the school biggest aim.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como temática compreender como ocorre a comunicação organizacional no ambiente escolar, pretendendo apurar suas deficiências e levantar possíveis soluções, visando o sucesso da gestão escolar. Para tanto, foi considerado que muitos são os problemas enfrentados pelos gestores das escolas, quanto à comunicação. A presente pesquisa teve caráter bibliográfico e levantamento de dados com caráter descritivo, uma vez que se propôs descobrir o que ocorre no ambiente analisado e com que frequência. Assim, utilizou-se de uma abordagem qualitativa com entrevista semi estruturada, da qual, os dados coletados contribuíram para a contextualização deste estudo. Os atores sociais envolvidos foram 8 alunos, 8 professores e os membros da Direção do colégio estadual Wilson Joffre, localizado na cidade de Cascavel-PR. Várias são as informações que circulam a todo momento no ambiente escolar e, muitas vezes, por déficit na comunicação são geradas interpretações contraditórias e/ou o não conhecimento por parte de todos os envolvidos a respeito de determinadas informações e as consequências são grandes, desde fofocas infundadas a perdas financeiras e até mesmo comprometendo o sucesso do ensino aprendizagem, objetivo maior da escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na administração pública-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in organizations-
Palavras-chave: dc.subjectCommunicative competence-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in public administration-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titleA comunicação organizacional no processo de gestão escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.