Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nakaura, Marcio Tadayuki | - |
Autor(es): dc.contributor | Martinelli Júnior, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Ostapiv, Fabiano | - |
Autor(es): dc.contributor | Nakaura, Marcio Tadayuki | - |
Autor(es): dc.creator | Rizzi, Mateus Sergio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:28:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:28:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15186 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653414 | - |
Descrição: dc.description | Internal combustion engines are present in our daily lives, as in cars, buses, trucks, among others. They are used to transform the chemical energy of fuel into mechanical energy. With environmental legislation increasingly restrictive about to the emission of combustion products, it is necessary to have engines with increasingly effective energy efficiency. The Atkinson’s cycle is a more efficient cycle than the Otto’s cycle, because its design allows a process of expansion greater than the compression process. The design of an Atkinson’s cycle engine is complex, so this work seeks a study of the Otto’s cycle engine adaptation into the Atkinson’s. Through scientific publications it was possible to analyze the necessary changes to adapt the cycle of a single-cylinder engine from the Otto’s cycle to the Atkinson’s cycle of extended expansion. These changes include the project of a new toothed pulley, new camshafts, and displacement of rocker arms and valves arms of the selected engine. | - |
Descrição: dc.description | Os motores de combustão interna estão presentes no nosso dia a dia, como nos automóveis, ônibus, caminhões, entre outros. Utilizam-se de sua capacidade de transformar a energia química do combustível em energia mecânica. Com as legislações ambientais cada vez mais restritivas em relação à emissão de produtos da combustão, faz-se necessário motores com maior eficiência energética. O ciclo Atkinson é um ciclo mais eficiente em relação ao ciclo Otto pois permite um processo de expansão maior do que o processo de compressão. O projeto de um motor de ciclo Atkinson é complexo, assim, neste trabalho busca-se um estudo da adaptação de motor de ciclo Otto em Atkinson. Por meio da revisão bibliográfica foi possível analisar as alterações necessárias para a adaptação do ciclo de um motor monocilíndrico de ciclo Otto em ciclo Atkinson de expansão estendida. Estas alterações compreendem o projeto de uma nova polia dentada, novos cames de comando de válvulas, e deslocamento dos balancins e braços de acionamento de válvulas do motor selecionado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores de combustão interna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores a gasolina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Consumo - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal combustion engines | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal combustion engines, Spark ignition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS | - |
Título: dc.title | Estudo da adaptação de um motor monocilíndrico de ciclo Otto em ciclo Atkinson | - |
Título: dc.title | Study of the adaptation of an single-cylinder engine from the Otto’s cycle to the Atkinson’s cycle | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: