Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresina Carletto-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.creatorCarnietto, Alessa Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653374-
Descrição: dc.descriptionThe questions about pedagogical contributions that fairy tales can provide in the process of the child´s development to serve as resource for teacher of childhood education was the starting point to the development of this research.After a bibliographical review, contemplating authors who researched in depth the elements of fairy tales, it was considered the hypothesis that the teachers of Early Childhood Education were aware of the pedagogical functions of the fairy tales, although they did not make use of it in a systematized way, planned, articulated, as proposed by theoretical references. The development of the research occurred through the analysis of data collected in the application of questionnaires to teachers of the municipal network of São Sebastião -SP,in the light of authors such as Lanz (2000), Bethelleim (2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), it was possible to create a dialogue with field research, it was possible to understand the perception of the educators about the role of fairy and how it occurs in practice. This is a fantastic journey to the world of fairies, in which the real and imaginary become very close.-
Descrição: dc.descriptionAs indagações acerca das contribuições pedagógicas que os contos de fadas podem proporcionar no processo de desenvolvimento da criança, servindo como ferramenta ao professor de Educação Infantil, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa. Após uma revisão bibliográfica, contemplando autores que pesquisaram em profundidade os elementos dos contos de fadas, considerou-se a hipótese de que os professores de Educação Infantil eram cientes das funções pedagógicas dos contos de fadas, embora não fizessem o seu uso de maneira sistematizada, planejada, articulada, como propunham os referenciais teóricos. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu mediante a análise de dados coletados na aplicação de questionários aos professores da rede municipal de São Sebastião –SP, e analisado à luz de autores como Lanz (2000), Bethelleim(2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), criando um diálogo com os resultados adquiridos na pesquisa de campo, sendo possível compreender as percepções dos educadores acerca do papel dos contos de fadas na Educação Infantil e como este ocorre na prática pedagógica. Trata-se de uma viagem fantástica, no qual o real e o imaginário tornam-se muito próximos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectContos de fadas-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectFairy tales-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleUma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.