Escolarização inclusiva: o autismo e a arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBogoni, Rosangela Marcilio-
Autor(es): dc.contributorBogoni, Rosangela Marcilio-
Autor(es): dc.contributorBogoni, Rosangela Marcilio-
Autor(es): dc.contributorBogoni, Rosangela Marcilio-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Maria Antonia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653360-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo investigar o sujeito autista e a influência da arte como estratégia inclusiva. No aluno autista predomina a síndrome da distância social, a falta de comunicação e seu comportamento voltado apenas para seu interior, movimentos repetitivos e sem interação externa. Em decorrência destes distúrbios a aprendizagem escolar se torna um tanto quanto defasada em relação aos demais, pois não permite a receptividade da mente, como no caso de outras necessidades especiais. Portanto, o presente estudo se propôs a estudar os elementos constitutivos e característicos do aluno autista. Alguns programas e propostas pedagógicas são sugeridos tendo como foco o aluno autista, sobretudo com a utilização da Arte como coadjuvante para que este aluno veja o próprio desenvolvimento de forma mais lúdica e possa se estruturar-se na sua dimensão espacial, temporal e social. Este estudo encontrou sua motivação na ação dos profissionais da educação que ainda se mostram inseguros diante do sujeito autista no cotidiano escolar. O presente estudo vê como urgente a necessidade de capacitações, qualificações e estruturações físicas e emocionais para receberem crianças e adolescentes com autismo para o quadro de discentes da escola. Ao estar em contato com o aluno autista, é necessário ao professor planejar ações e estratégias pedagógicas para que todos os envolvidos possam superar as barreiras que venham a ocorrer no dia-a-dia na sala de aula e que a integração e inclusão deste aluno não seja um processo doloroso para os envolvidos. Visto que o autismo não tem cura, o indivíduo o levará consigo por toda a vida. Cabe, no entanto, aos profissionais da educação, mesmo sem a capacitação e a preparação necessárias, se adaptarem e buscar no autodidatismo as propostas pedagógicas que mais se aproximam da realidade do aluno autista. Como proposto neste trabalho, a Arte como uma das estratégias que possam contribuir neste processo de ensino e aprendizagem, é uma alternativa de inclusão desse aluno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração social-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com deficiências do desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectSocial integration-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopmentally disabled children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEscolarização inclusiva: o autismo e a arte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.