Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStadzisz, Paulo Cézar-
Autor(es): dc.contributorStadzisz, Paulo Cézar-
Autor(es): dc.contributorSetti, Mariângela de Oliveira Gomes-
Autor(es): dc.contributorBerardi, Rita Cristina Galarraga-
Autor(es): dc.creatorKovalski, Rodrigo Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653326-
Descrição: dc.descriptionAssim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. Em comparação com a UML, a OPM demonstrou ser uma alternativa favorável. Foram propostas nove orientações para auxiliar a modelagem OPM em um jogo digital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Sistemas de Informação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos orientados a objetos (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectUML (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectObject-oriented methods (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectUML (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
Título: dc.titleEstudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.