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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Stadzisz, Paulo Cézar | - |
Autor(es): dc.contributor | Stadzisz, Paulo Cézar | - |
Autor(es): dc.contributor | Setti, Mariângela de Oliveira Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berardi, Rita Cristina Galarraga | - |
Autor(es): dc.creator | Kovalski, Rodrigo Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:28:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:28:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653326 | - |
Descrição: dc.description | Assim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. Em comparação com a UML, a OPM demonstrou ser uma alternativa favorável. Foram propostas nove orientações para auxiliar a modelagem OPM em um jogo digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos orientados a objetos (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | UML (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Object-oriented methods (Computer science) | - |
Palavras-chave: dc.subject | UML (Computer science) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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