Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, João Luis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2719190119956611-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, João Luis-
Autor(es): dc.contributorSteklain, Andre Fabiano-
Autor(es): dc.contributorCalegari, Priscila Cardoso-
Autor(es): dc.creatorHanda, Rene Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653263-
Descrição: dc.descriptionIn this work we present a detailed construction of the following mobile applications: Que Dia Foi which uses mathematical concepts of divisibility and congruence to determine the day of the week in which a date occurred and Cálculo de Áreas, which uses the Shoelace Theorem to determine the area of a region defined by coordinates collected by GPS. The development of these mobile applications require skills that are common to mathematical thinking, as well as the mathematics concepts inherent in applications. In this way we aim to offer an option to project-based learning initiatives, which is the development of applications for mobile devices with Andriod operating system, through the online platform MIT App Inventor 2. The MIT App Inventor 2 platform allows to program by fitting blocks, that is, more visual and with a number of features available.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresentamos a construção detalhada dos aplicativos: Que Dia Foi, que utiliza conceitos matemáticos de divisibilidade e congruência para determinar o dia da semana em que ocorreu determinada data e Cálculo de Áreas, que utiliza o Teorema do Cadarço para determinar a área de uma região definida por coordenadas coletadas via GPS. O desenvolvimento desses aplicativos requer habilidades que são comuns ao raciocínio matemático, além dos conceitos matemáticos inerentes aos aplicativos. Desta forma visamos oferecer uma opção para iniciativas de aprendizagem baseada em projetos, que é o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis com sistema operacional Android, através da plataforma on line MIT App Inventor 2. A plataforma MIT App Inventor 2 permite a programação por blocos que se encaixam, ou seja de forma mais visual e com uma série de recursos disponíveis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectComputação - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMobile apps-
Palavras-chave: dc.subjectApplied mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectComputer - Mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleDesenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática-
Título: dc.titleApplications development as a learning tool in mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.