Aplicação de um modelo computacional na simulação do processo de pintura do produto de maior giro de uma empresa moveleira

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Autor(es): dc.contributorSantos, José Airton Azevedo dos-
Autor(es): dc.creatorTrebesquim, Alexandre de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653230-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to implement a computational model to simulate the painting process operational dynamics of the highest turnover product of a furniture industry. The stochastic, discrete and dynamics model was implemented in the Arena® simulation software. As a comparison parameter among the data obtained from the system and generated by the model, the TEFSL variable (Waiting Time in the Sanding Section Queue) was chosen. In the model validation, by the Variance Analysis, statistical differences among the values obtained from the real system and the ones generated by the model were not detected. The simulation results showed that, at the painting sector, the use of two more employees is more advantageous in relation to the employee current number, as well by the painting time point of view as by the piece permanence time in the system.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo implementar um modelo computacional para simular a dinâmica operacional do processo de pintura, do produto de maior giro, de uma indústria moveleira. O modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação Arena®. Como parâmetro de comparação entre os dados obtidos a partir do sistema e gerados pelo modelo foi selecionada a variável TEFSL (Tempo de Espera na Fila da Seção de Lixa). Na validação do modelo, por meio de Análise de Variância, não foram detectadas diferenças estatísticas entre os valores obtidos do sistema real e os gerados pelo modelo. Os resultados de simulação demonstraram que a utilização de mais dois funcionários no setor de pintura é mais vantajosa, em relação ao atual número de funcionários, tanto do ponto de vista do tempo de pintura quanto do tempo de permanência das peças no sistema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectArena (Programa de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração - Métodos de simulação-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de móveis-
Palavras-chave: dc.subjectArena (Computer file)-
Palavras-chave: dc.subjectManagement - Simulation methods-
Palavras-chave: dc.subjectFurniture industry and trade-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleAplicação de um modelo computacional na simulação do processo de pintura do produto de maior giro de uma empresa moveleira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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