Energias renováveis: tema gerador no ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchutz, Fabiana Costa de Araújo-
Autor(es): dc.creatorMarczewski, Junior Mateus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22042-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653206-
Descrição: dc.descriptionCe travail présente les résultats d’une recherche liée à l'enseignement de la chimie aidé par le thème global: Énergie Renouvelable. Au Brésil, les biocarburants les plus viables se sont, encore, le biodiesel et l'éthanol. Les processus de production, l’obtention des matières premières et la synthèse de ces composés montrent des réactions chimiques qui peuvent être travaillés en classe. Au cours des trois années du lycée, on peut utiliser les énergies renouvelables pour mettre en relation les classes de chimie et le quotidien des étudiants, ça rends une plus grande facilité de compréhension de la chimie. Tout le contenu lié au jour le jour est mieux absorbé et compris dans n'importe quel domaine, notamment en chimie, où il y a la constante lutte contre l'abstraction. Ce travail a été conçu en renforçant la discipline de chimie dans une école publique en utilisant le thème énergie renouvelable. Les performances des étudiants participant on été comparés à celles des étudiants qui n’ont pas participé au projet.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa relacionada ao ensino de química servindo-se do tema geral energias renováveis. No Brasil os biocombustíveis mais viáveis são, ainda, o biodiesel e o álcool etílico. Os processos de produção, obtenção de matéria prima e síntese destes compostos envolvem reações químicas que podem ser trabalhadas em sala de aula. Nos três anos do ensino médio, é possível valer-se das energias renováveis para relacionar as aulas de química ao cotidiano e assim proporcionar aos alunos uma maior facilidade de entendimento da química. Todo conteúdo relacionado ao dia-a-dia é melhor absorvido e entendido em qualquer área, particularmente na química onde luta-se contra a abstração. Este trabalho constituiu-se em reforçar a disciplina de química em uma escola estadual utilizando-se o tema ‘’energia renovável’’ e comparar o desempenho dos alunos participantes do projeto aos dos alunos não participantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectBiocombustíveis-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Fontes alternativas-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiomass energy-
Palavras-chave: dc.subjectRenewable energy sources-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleEnergias renováveis: tema gerador no ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.