Gêneros textuais: breve análise do processo de ensinoa-prendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFagundes, Edson Domingos-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Edson Domingos-
Autor(es): dc.contributorThomopoulos, Margareth de Souza Freitas-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.creatorSouza, Eliene Ferreira de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:28:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:28:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653198-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista de diversos autores, entre eles: Schneuwly; Dolz (2011),Geraldi (2003), Marcuschi(2003)e das bases curriculares descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Serão consideradas a pesquisa bibliográfica e a de campo com o objetivo de indicar diretrizes metodológicas e didáticas para os professores. O trabalho realizou-se através da observação da práxis nas escolas, de como seus agentes têm lidado com a produção textual e, em especial, se há contribuição para a formação de um cidadão que domine a escrita e a leitura. A discussão abordará a importância da escrita com ênfase na reflexão sobre os problemas sociais e não simplesmente como fonte de créditos para a aprovação. A análise buscará, ainda, contribuir com subsídios e instrumentos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTextos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectTexts-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleGêneros textuais: breve análise do processo de ensinoa-prendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.