Acessibilidade em repositório educacional aberto: uma análise para usuários cegos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marilia Abrahão-
Autor(es): dc.creatorKotovicz, Guilherme Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653180-
Descrição: dc.descriptionThis final course’s academic work contains a research about accessibility requirements in websites, taking in consideration some guidelines and recommendations contained at WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) and e-MAG (Accessibility Model of Electronic Government) applying some of these recommendations in order to improve the interaction of blind users or people with some vision difficulties which it can be uses the educational repositories as a learning tool. This work contains also how the assistive technologies use can helps the users’ interaction with those disabilities, showing and comparing some of these available technologies for uses. The results obtained were: a better interaction of the screen reader with repository contents, the possibility to user to use only the keyboard during the navigation on the repository and also a guarantee that all objects from repository will contain the respective description and alternative texts.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso pesquisou e elencou requisitos de acessibilidade em sites da web, especificamente em repositórios educacionais abertos, levando em consideração diretrizes e recomendações contidas em manuais como a WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) e e-MAG (Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico). Foram aplicadas as recomendações para adequação de um repositório educacional aberto, afimde melhorar a interação de usuários cegos ou com dificuldades de visão, que possam vir a utilizar repositórios educacionais como uma ferramenta de aprendizado. O trabalho também aborda como o uso de tecnologias assistivas pode auxiliar na interação de usuários com tais deficiências, listando e comparando as tecnologias disponíveis para uso. Os resultados obtidos foram: uma interação do software de leitura mais completa, com relação aos elementos da tela, possibilidade do usuário navegar pelo repositório usando apenas o teclado e também garantia de que os objetos do repositório terão descrições e textos alternativos melhorando a interação dos usuários cegos com o repositório por meio do software leitor de telas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Informática-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes visuais - Orientação e mobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with visual disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with visual disabilities - Orientation and mobility-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de Informação-
Título: dc.titleAcessibilidade em repositório educacional aberto: uma análise para usuários cegos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.