Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
Autor(es): dc.creator | Catarino Junior, José Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:27:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:27:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25410 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653164 | - |
Descrição: dc.description | The transport system aims to connect people and transport goods with comfort, safety and economy. The purpose is always economic development. In the case of roadways, the pavement deteriorates over the time, requiring correct planning for its recovery. The currently political and economic scenario of the country demands a management of public resources. A pavement management system is a costeffective and intelligent alternative to control public spending. The general objective of this work is to analyze the pathologies found in the subject, take notes ponder it and after that, suggest maintenance and repair ways of the road, according to the problem found. In order to understand the reasons for the deterioration of the pavement, it is necessary to take in consideration several factors, including: the structural design and its peculiarity, the expected loading, the routine of maintenance and repairs, environmental and climatic factors, among others. The Pavement Management System (SGP) is the result of the AAASHO Road Test, where the service index (IS) was proposed. And from these surveys, the parameters are established to determine current and future road maintenance needs. After analyzing the results, it is concluded the importance of using the SGP to optimize the use of public resources, as this is the main factor of pavement maintenance, thus providing a higher quality to one of the main infrastructure sectors we use. | - |
Descrição: dc.description | O Sistema de transportes tem como intuito aproximar pessoas e transportar mercadorias, com conforto, segurança e economia. Sempre com a intenção de desenvolvimento econômico. No caso do transporte rodoviário, o pavimento se deteriora com o passar do tempo, exigindo assim um planejamento correto para a sua recuperação. Com o atual cenário politico e econômico do país, onde a gestão de recursos públicos tem se tornado cada vez mais necessário. Um Sistema de Gestão de Pavimentos é uma alternativa econômica e inteligente para o controle dos gastos públicos. O objetivo geral deste trabalho é analisar as patologias encontradas na área de estudo, registrá-las e pondera-las para posteriormente sugerir manutenções e reparos da via, de acordo com os defeitos encontrados. Para que se compreenda os motivos da deterioração do pavimento é necessário que se leve em conta vários fatores, entre eles: o projeto e suas características, a demanda de esforços que a via sofre, a rotina de manutenção e reparos, fatores ambientais e climáticos, entre outros. O Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) é fruto do AAASHO Road Test, onde foi proposto o índice de serventia (IS). E a partir destes levantamentos, são estabelecidos os parâmetros para que se determine as necessidades atuais e futuras de manutenção da via. Após a análise dos resultados, se conclui a importância da utilização do SGP para que a utilização de recursos públicos seja otimizada, visto que este é o principal fator levado em conta na hora da manutenção do pavimento, proporcionando assim uma qualidade superior a um dos principais setores de infraestrutura que utilizamos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos de asfalto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos - Manutenção e reparos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavements, Asphalt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavements - Maintenance and repair | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS | - |
Título: dc.title | Aplicação do sistema de gerência de pavimentos urbanos (SGPU) no município de Maringá-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: