Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.creator | Stemposki Filho, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:27:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:27:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653158 | - |
Descrição: dc.description | As the protagonism the English language in a global basis is even more evident, the need of scientists who have linguistics abilities grows so as to achieve an internationalization of learning institutions. For such, it is important that the pedagogical approach of the English language in the elementary school be conducted in a modern and relatable way for students. The following paper had as objective present the project based learning approach as a solution for modernizing making the foreign language teaching more efficient. During the process of writing this paper, a qualitative bibliographical research was conducted in which, besides theoretical studies from renowned scientists, empirical experiments were consulted. It was concluded that when such approach was used in the classroom, a bigger engagement was seen during ESL (English as a second language) classes, as well as modernizing the teaching using an active methodology. In order to apply it in a Brazilian context, all the legal documents (BNCC – the national common syllabus basis) were surveyed looking for legal and theoretical assumptions for applying such approach. | - |
Descrição: dc.description | Com o protagonismo cada vez mais evidente da língua inglesa numa escala global, cresce a necessidade de cientistas que tenham habilidades linguísticas para que exista uma internacionalização das instituições de ensino. Para isso é importante que a abordagem pedagógica da língua inglesa nas etapas do ensino fundamental seja feita de uma maneira moderna e significativa para os alunos. O seguinte trabalho teve como objetivo apresentar a abordagem da aprendizagem baseada em projetos como uma solução de modernização e de um ensino de língua estrangeira mais eficaz. Para a realização do trabalho fora realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa no qual buscou-se além dos teóricos mais renomados da área também artigos contendo experimentos empíricos sobre o assunto. Pôde-se concluir, ao utilizar tal abordagem, que houve um maior engajamento durante as aulas de língua inglesa, além de modernizar o ensino utilizando uma metodologia ativa de ensino. Para aplicação num contexto brasileiro, estudou-se na literatura legal (Base Nacional Comum Curricular) os pressupostos legais e teóricos que corroboram para sua utilização num currículo de uma instituição de ensino básico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de projeto no ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching - Foreign speakers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project method in teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino da língua inglesa | - |
Título: dc.title | Project based learning applied for the english language teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: