Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corelhano, Angelo Giovanni Bonfim | - |
Autor(es): dc.contributor | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Corelhano, Angelo Giovanni Bonfim | - |
Autor(es): dc.creator | Parizoto, Gabriel Henrique Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24875 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653142 | - |
Descrição: dc.description | This work is a qualitative and bibliographical research, which aims to understand the aspects involved in the training of the Brazilian engineer currently, its needs and trends for the future of teaching and engineering. In order to characterize the need of the engineer in his / her society, the historical bases of the development of the engineering teaching in diverse scenarios, foreign and national, were investigated. Based on this information, the search was directed at finding evidence of changes in the activities in which engineering is being inserted, as well as the skills needed by the contemporary engineer for a good performance of the profession. Through the search it was also possible to point out some obstacles that the current model of training of engineers offers students, as well as their consequences in the professional life of the egress. Finally, the work was concerned with discussing some proposes found by various educational institutions to overcome the difficulties observed in various degrees of the training process of the new engineers, starting from the student, passing the figure of the engineering professor and arriving at college and the society. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que visa compreender os aspectos envolvidos na formação do engenheiro brasileiro atualmente, suas carências e as tendências para o futuro do ensino e da atuação em engenharia. De forma a caracterizar a necessidade da atuação do engenheiro em sua sociedade, foram pesquisadas as bases históricas do desenvolvimento do ensino de engenharia em diversos cenários, estrangeiros e nacionais. Com base nestas informações, a busca se direcionou em encontrar evidências de mudanças de atividades em que a engenharia vem se inserindo, bem como as competências necessárias ao engenheiro contemporâneo para um bom desempenho da profissão. Através da busca também foi possível apontar alguns obstáculos que o atual modelo de formação dos engenheiros oferece aos estudantes, bem como suas consequências na vida profissional do egresso. Por fim, o trabalho preocupou-se em discutir algumas propostas encontradas por diversas instituições de ensino para contornar as dificuldades observadas em vários graus do processo de formação dos novos engenheiros, partindo do aluno, passando pela figura do professor de engenharia e chegando à faculdade e a sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenheiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Considerações sobre a formação do engenheiro nas escolas brasileiras | - |
Título: dc.title | Considerations about engineer training in brazilian schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: