Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Robim, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Jéssika Naves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:27:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:27:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7360 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653131 | - |
Descrição: dc.description | The goal of this research is about investigate the difficulties shown by students in two levels of education, comprehension of irrational numbers, and their different representations. In order to get knowledge about those difficulties, it was elaborated a theoretical foundation based mainly on PCN and authors that discuss about the subject, as Valera (2003), Santos (2011), and others. Therefore, the difficulties shown in the theoretical framework were synthesized in order to analyze data from a sequence of activities. The sequence was drawn up with activities that seek to use different representations of a set of irrational numbers and it was used to observe the difficulties encountered by students. After, this sequence of activities was tested in 72 students of the 9th grade of elementary school and 62 students of the 3rd year of high school in three public schools of the city Cornélio Procópio. The collected data were analyzed according to Bardin’s content analysis (2004). Through analysis, it can be verified that the students have many difficulties, which persist over the years. Even though, the rational numbers being arranged in the official document, which is applied to teach students in the 7th grade, the difficulties have been found in the 3rd year of high school students. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades apresentadas por alunos, em dois níveis de escolaridade, na compreensão de números racionais e nas suas diferentes representações. Para isso, foi elaborada uma fundamentação teórica baseada, principalmente, nos PCN e em autores que discutem sobre o assunto, como Valera (2003), Santos (2011), entre outros, a fim de conhecer quais são essas dificuldades. Com isso, foram sintetizadas as dificuldades apresentadas no referencial teórico, com o intuito de analisar dados de uma sequência de atividades. Essa sequência foi elaborada com atividades que procuram utilizar diferentes representações do conjunto dos números racionais, para observaras dificuldades apresentadas pelos alunos. Tal sequência de atividades foi aplicada para 72 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 62 alunos do 3° ano do Ensino Médio de três escolas públicas do município de Cornélio Procópio. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2004). Por meio das análises é possível verificar que os alunos apresentam muitas dificuldades, que as mesmas persistem ao longo dos anos e que mesmo que o conteúdo dos números racionais esteja disposto nos documentos oficiais para ser ensinado no 7° ano do Ensino Fundamental, ainda no 3° ano do Ensino Médio os alunos apresentam dificuldades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números racionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Numbers, rational | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Dificuldades na aprendizagem dos números racionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: