As representações do contista paranaense Dalton Trevisan da cidade de Curitiba, construída ideologicamente como cidade-modelo, a partir da análise de alguns contos escritos entre 1959 e 2010

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Autor(es): dc.contributorBurmester, Ana Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMatias, Estelita Sandra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653129-
Descrição: dc.descriptionThis essay aims to analyze the representations of the city of Curitiba by the Brazilian writer Dalton Trevisan, considering its urban transformations and the ideological speech built by the media in which this city is internationally recognized as a model of efficient planning. The analysis is based in short stories written by Trevisan between 1959 and 2010 and is developed considering the concept of "society of the spectacle", created by the French social theorist Guy Debord, and ideas about the work of Dalton Trevisan from the book "Do vampiro ao cafajeste", written in 1982 by the literature professor Berta Waldman. Contrary to the official publicity that suggests pride feelings about the city, the characters living in the underworld of Trevisan’s short stories denounce other aspects of the urban environment mainly related to the poorer classes, what might indicate that, despite the attempts to sustain the spectacularization of life, we are all, as human beings, somehow forgotten.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho pretende analisar as representações do contista paranaense Dalton Trevisan sobre a cidade de Curitiba, considerando as transformações urbanísticas pelas quais esta passou e, em sua esteira, sua construção ideológica, pela mídia, como cidade-modelo, modelo este premiado internacionalmente e interiorizado por seus habitantes. Esta análise – que irá contemplar contos do autor escritos entre 1959 e 2010, fará uso, em dado momento, do conceito de 'sociedade do espetáculo', do crítico social francês Guy Debord, bem como, brevemente, da leitura de Dalton Trevisan feita por Berta Waldman, teórica da literatura, em seu livro Do vampiro ao cafajeste, escrito em 1982. As personagens do submundo de Dalton Trevisan, diferentemente do que expressa o discurso oficial de orgulho e pertencimento à cidade, talvez denunciem as outras vivências desse espaço urbano, próprias sobretudo das classes menos abastadas, ou, mesmo, o fato de que, não obstante a tentativa de espetacularização da vida, proposta pela sociedade de consumo, somos todos, como homens, um pouco deserdados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão-
Palavras-chave: dc.subjectContos - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectContos brasileiros-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano - Curitiba (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectShort stories - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectShort stories, Brazilian-
Palavras-chave: dc.subjectCity planning - Curitiba (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileira e História Nacional-
Título: dc.titleAs representações do contista paranaense Dalton Trevisan da cidade de Curitiba, construída ideologicamente como cidade-modelo, a partir da análise de alguns contos escritos entre 1959 e 2010-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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