Determinação de esforços em lajes de pontes: método simplificado versus método dos elementos finitos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Amacin Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Amacin Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorPuppi, Rogério Francisco Küster-
Autor(es): dc.contributorCaron, Jose Manoel-
Autor(es): dc.creatorSequinel, Camila Pereira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Verônica de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653092-
Descrição: dc.descriptionIn the past, bridge slab design were performed using tables such as Rüsch's, a form that simplifies slabs by considering them as isolated, static, and perfectly connected (fixed or hinged) elements. Along with the evolution of man followed by the evolution of technology, thus design as these could be inserted into programs that work with finite element method and are capable of more superior and efficient analyzes, such as SAP2000. The main objective of this research paper is the comparative analysis between simplified methods and finite element methods (MEF). The analyzes will be made based on the calculations and results of maximum bending moments in the bridge slabs, being considered with relevance the negative moments in the balance and the positive moments for the central slab. Also, another purpose of this research paper is an analysis of the bending moment efforts between the application of automatic variable loads and manual variable loads on the balance slab and the central slab of the bridge.-
Descrição: dc.descriptionNo passado, os cálculos de lajes de pontes eram realizados com o auxílio de tabelas como as de Rüsch, uma forma que simplifica as lajes considerando as como elementos isolados, estáticos e de vinculações perfeitas (engastamento ou rotulações). Junto a evolução do homem seguiu-se a evolução da tecnologia, assim cálculos como esses puderam ser inseridos em programas que trabalham com método dos elementos finitos e são capazes de analises superiores e mais b eficientes, como o SAP2000. O principal objetivo desse trabalho é a análise comparativa entre os métodos simplificados e métodos dos elementos finitos (MEF). As analises serão feitas com base nos cálculos e resultados de momentos fletores máximos nas lajes de pontes, sendo considerado com relevância os momentos solicitantes negativos no balanço e os momentos solicitantes positivos na laje central. O trabalho tem como proposito, também, uma análise dos esforços de momento fletor entre a aplicação de cargas variáveis automáticas e cargas variáveis manuais sobre a laje do balanço e a laje central da ponte.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLajes-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectPontes-
Palavras-chave: dc.subjectPontes - Projetos e construção-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia civil-
Palavras-chave: dc.subjectSlabs-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectBridges-
Palavras-chave: dc.subjectBridges - Design and construction-
Palavras-chave: dc.subjectCivil engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleDeterminação de esforços em lajes de pontes: método simplificado versus método dos elementos finitos-
Título: dc.titleDetermination of bridge slab stresses: rüsch’s simplificate method versus finite element method-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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