Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Loos-Sant’Ana, Helga | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Loos-Sant’Ana, Helga | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cristiane Aparecida de Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas, Amanda Loos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:27:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:27:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653078 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a rescue of sensibility in the teaching-learning process of Youth and Adult Education (YAE) students by combining the art-science relationship with the science education as a way to confront the current teaching methods. By suggesting this interrelationship, this paper aimed to investigate the way the incorporation of the painting An Experiment on a Bird in the Air Pump, by Joseph Wright of Derby, can contribute to learning about Properties of Air, by analyzing data of a questionnaire, applied in two phases, and individual textual production. In addition to the critical analysis of the pedagogical experience and the data obtained this paper also presents a look of the researcher from the perspective of by Erwin Schrödinger, demonstrating the importance of the emotional-affective scope in the knowledge production. Finally, it was found that science education has a long way to go in order to break the barrier between artistic and scientific knowledge for a learning with meaning to the students that consider both cognitive aspects and emotional-affective aspects. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um resgate da sensibilidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao aliar a relação arte-ciência ao ensino de ciências, como forma de enfrentamento ao modelo atual de ensino. Ao propor essa inter-relação, este trabalho objetivou investigar de que maneira a incorporação da tela Um Pássaro Numa Bomba de Ar, de Joseph Wright de Derby, pode contribuir com o aprendizado sobre as propriedades do ar, mediante análise das questões propostas em um questionário, aplicado em duas fases, e de uma produção textual individual. Além da análise crítica da experiência pedagógica e dos dados obtidos, o trabalho apresenta ainda um olhar da pesquisadora sob a perspectiva de sujeito cognoscente de Erwin Schrödinger, demonstrando a importância do âmbito emocional-afetivo na produção do conhecimento. Constatou-se, por fim, que o ensino de ciências tem ainda um longo caminho a percorrer a fim de quebrar a barreira entre o conhecimento artístico e o científico, para um aprendizado com significado pelos educandos que contemple tanto os aspectos cognitivos como os aspectos afetivo-emocionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensibilidade (Traço da personalidade) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensitivity (Personality trait) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: