Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorLoos-Sant’Ana, Helga-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorLoos-Sant’Ana, Helga-
Autor(es): dc.contributorSilva, Mario José Van Thienen da-
Autor(es): dc.contributorLima, Cristiane Aparecida de Pereira-
Autor(es): dc.creatorVargas, Amanda Loos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653078-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a rescue of sensibility in the teaching-learning process of Youth and Adult Education (YAE) students by combining the art-science relationship with the science education as a way to confront the current teaching methods. By suggesting this interrelationship, this paper aimed to investigate the way the incorporation of the painting An Experiment on a Bird in the Air Pump, by Joseph Wright of Derby, can contribute to learning about Properties of Air, by analyzing data of a questionnaire, applied in two phases, and individual textual production. In addition to the critical analysis of the pedagogical experience and the data obtained this paper also presents a look of the researcher from the perspective of by Erwin Schrödinger, demonstrating the importance of the emotional-affective scope in the knowledge production. Finally, it was found that science education has a long way to go in order to break the barrier between artistic and scientific knowledge for a learning with meaning to the students that consider both cognitive aspects and emotional-affective aspects.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um resgate da sensibilidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao aliar a relação arte-ciência ao ensino de ciências, como forma de enfrentamento ao modelo atual de ensino. Ao propor essa inter-relação, este trabalho objetivou investigar de que maneira a incorporação da tela Um Pássaro Numa Bomba de Ar, de Joseph Wright de Derby, pode contribuir com o aprendizado sobre as propriedades do ar, mediante análise das questões propostas em um questionário, aplicado em duas fases, e de uma produção textual individual. Além da análise crítica da experiência pedagógica e dos dados obtidos, o trabalho apresenta ainda um olhar da pesquisadora sob a perspectiva de sujeito cognoscente de Erwin Schrödinger, demonstrando a importância do âmbito emocional-afetivo na produção do conhecimento. Constatou-se, por fim, que o ensino de ciências tem ainda um longo caminho a percorrer a fim de quebrar a barreira entre o conhecimento artístico e o científico, para um aprendizado com significado pelos educandos que contemple tanto os aspectos cognitivos como os aspectos afetivo-emocionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArte e ciência-
Palavras-chave: dc.subjectSensibilidade (Traço da personalidade)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectArt and science-
Palavras-chave: dc.subjectSensitivity (Personality trait)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleArte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.