Conceitos de física para crianças: uma proposta para as séries iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728-
Autor(es): dc.contributorSchuhmacher, Elcio-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sani de Carvalho Rutz da-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Margarete do Rocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653074-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this study is to propose and analyze strategies of teaching-learning in the firstlevels, which make development and comprehension of physics concepts possible, elucidating the importance and necessity of such concepts in the student’s daily lives. The pedagogical strategies were developed with children of the third year of the first cycle of basic education in a city-run school of Ponta Grossa, Paraná, where some topics about energy were presented. To work with such topics, projects were made, having as target to make the learning experience more contextualized, thus providing an integrating view between physics and other subjects. Therefore the gathering of data, resulting of the pedagogical practice application, was by means of applied research and the data were analyzed in a qualitative way. During the use of the strategy it was noticed that students showed more interest in learning and the results showed a positive response in the student’s acceptance and performance when discussing physics concepts. From the activities developed with the students, an educational product was created, constituted by a didactic manual, containing physics activity suggestions for children. The goal of the manual is that the teacher, no matter his area of knowledge, accepts the challenge of opening the minds of the students about Sciences, encouraging them to understand and think scientifically over the nature of their daily lives.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é o de propor e analisar estratégias de ensino-aprendizagem nas séries iniciais que possibilitem a formação e a compreensão de conceitos de Física, de modo a elucidar a importância e a necessidade de tais conceitos na vida cotidiana dos alunos. As estratégias pedagógicas foram desenvolvidas junto a crianças do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ponta Grossa, Paraná, onde foram apresentados tópicos de Física em torno da temática energia. Para se trabalhar com tal temática, optou-se pela utilização de projetos, cujo objetivo era o de tornar a aprendizagem dos alunos mais contextualizada, possibilitando, assim, uma visão integradora com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, a obtenção dos dados resultantes da aplicação da prática pedagógica se deu por meio da pesquisa aplicada, e foram analisados de forma qualitativa. Durante a aplicação da estratégia, percebeu-se que os alunos demonstraram interesse para aprender e os resultados apresentaram uma resposta positiva na aceitação e no desempenho dos mesmos, ao se discutirem conceitos físicos. A partir das atividades desenvolvidas com os alunos, foi gerado um produto educacional, constituído de um manual didático contendo sugestões de atividades de Física para as crianças. O objetivo do referido manual é de que o professor, independentemente de sua área de formação, aceite o desafio de ampliar a visão de seus alunos a respeito de Ciências, incentivando-os a entender e pensar cientificamente a natureza e o seu cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConcepts in children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleConceitos de física para crianças: uma proposta para as séries iniciais-
Título: dc.titlePhysics concepts to children: a proposal for the initial series-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.