Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Piza, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Piza, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Consolin, Marcilene Ferrari Bariquello | - |
Autor(es): dc.contributor | Crespan, Estela dos Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Leonardo Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:27:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:27:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653073 | - |
Descrição: dc.description | Talking about oxidation has been a difficult task for teachers in high school. Relating the content to the student's experience is of utmost importance and when we talk about oxidation reaction, we can use something that is present in the student's life, since, prior to birth, these reactions occur daily in his own body and also in materials of your daily life, such as metals, woods, plastic and so on. In order to facilitate understanding and build critical student knowledge, it is important that teachers use tools that go beyond the traditional classroom, such as animations to demonstrate how reactions happen, experiments, and other resources that differ from the idea of only one theoretical class . The objective of this study was to develop a practical theoretical method in which the oxidation processes are related to the daily life of high school students. Through this practice, it is intended to awaken in the students, besides the construction of a knowledge about oxidation, the care with the environmental prevention. | - |
Descrição: dc.description | Falar de oxidação tem-se mostrado uma tarefa difícil aos professores no ensino médio. Relacionar o conteúdo com a vivência do aluno é de extrema importância e quando falamos de reação de oxidação, podemos usar algo que está presente na vida do aluno, pois, desde antes do seu nascimento, essas reações ocorrem diariamente em seu próprio corpo e também em materiais do seu cotidiano, como metais, madeiras, plástico e etc. Para facilitar o entendimento e construir o saber crítico do aluno é importante que os professores utilizem ferramentas que vão além da aula tradicional, como animações para demonstrar como as reações acontecem, experimentações, entre outros recursos que se diferenciam da ideia de somente uma aula teórica. O presente trabalho teve por objetivo, a partir de uma avaliação diagnóstica, desenvolver um método teórico prático em que se relaciona os processos de oxidação com o cotidiano dos alunos do ensino médio. Por meio desta prática, pretende-se despertar nos alunos, além da construção de um conhecimento sobre oxidação, o cuidado com a prevenção ambiental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corrosão e anticorrosivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ar - Poluição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oxidação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corrosion and anti-corrosives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Air - Pollution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oxidation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICA | - |
Título: dc.title | Aplicação didática da corrosão em metais, utilizando ensaio de atmosfera poluída com óxidos de nitrogênio e enxofre | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: