Fatores críticos de sucesso para a formatação de um empreendimento imobiliário voltado para pessoas idosas em Curitiba/PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSarraff, Michel-
Autor(es): dc.contributorSarraff, Michel-
Autor(es): dc.contributorCalderari, Egon Bianchini-
Autor(es): dc.contributorLima, Luciana Vieira de-
Autor(es): dc.creatorMorais, Priscila Pedroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653013-
Descrição: dc.descriptionTo find out what are the critical success factors of a real estate development aimed at the elderly in Curitiba / PR, some objectives were determined, such as To identify which target audience will be reached with a development of this profile, identify what is the real need that the elderly home owners, and measure with performance indicators if the venture can be characterized as profitable for investors. For this, it was identified that because it is a project with a high cost, the audience that will be reached will be class A and B, aimed at seniors who want a quiet life, with all the accessibility, privacy and comfort that everyone wants. To characterize the needs, the Delphi methodology was used, where several specialists from different areas answered questionnaires with varied themes until reaching a consensus demanded by the researcher, discovering what are the real difficulties and challenges that have in a home for the elderly. The indicators that were used to measure were PAYBACK, internal rate of return and net present value. From the Delphi questionnaires, some results were obtained as: the need to have a whole adapted place só that many domestic accidents are avoided and the emotional need that an elderly person has to feel alone, often causing terminal illnesses. These and other problems can be avoided with an adapted structure and living with people who are going through the same kind of situation. Through an analysis of results, it was observed that for a 25-year project, profitability is positive, with an 8-year PAYBACK, positive NPV and 12% IRR, with a Selic rate of 200%, using a cost of capital of 11.8%. Some subjects were identified as possible future projects, such as: the possibility of redoing the same work with focusing on another city / state and a case study with older people also answering the questionnaires, building a broader and more assertive study on the needs than the others elderly have.-
Descrição: dc.descriptionPara descobrir quais são os fatores críticos de sucesso de um empreendimento imobiliário voltado para as pessoas idosas em Curitiba/PR, foram determinados alguns objetivos, como: Classificar qual o público-alvo que será alcançado com um empreendimento desse perfil, identificar qual é a real necessidade que os idosos possuem em uma moradia, e mensurar com indicadores de performance se o empreendimento pode se caracterizar como rentável para investidores. Para isso, foi identificado que por se tratar de um empreendimento com um custo elevado, o público que será alcançado será de classe A e B, voltado para idosos que querem uma vida tranquila, com toda a acessibilidade, privacidade e conforto que todos desejam. Para a caracterização das necessidades, foi utilizado a metodologia Delphi, onde diversos especialistas de diferentes áreas responderam questionários com temas variados até atingir um consenso exigido pelo pesquisador, descobrindo quais são as verdadeiras dificuldades e desafios que possui em uma moradia para idosos. Os indicadores que foram utilizados para mensurar foram PAYBACK, taxa interna de retorno e valor presente líquido. A partir dos questionários Delphi, alguns resultados foram obtidos como: a necessidade de possuir um local todo adaptado para que muitos acidentes domésticos sejam evitados e a necessidade emocional que um idoso possui por se sentir sozinho, muitas vezes ocasionando em doenças terminais. Esses e outros problemas podem ser evitados com uma estrutura adaptada e a convivência com pessoas que estão passando o mesmo tipo de situação. Através de uma análise de resultados, foi observado que para um projeto de 25 anos, a rentabilidade é positiva, com um PAYBACK de 8 anos, VPL positivo e TIR de 12%, com uma taxa de 200% da Selic, utilizando um custo de capital de 11,8%. Alguns assuntos foram identificados como possíveis trabalhos futuros, como: a possibilidade de refazer o mesmo trabalho com foco em outra cidade/estado e um estudo de caso com pessoas idosas respondendo também os questionários, construindo um estudo mais amplo e mais assertivo nas necessidades que os idosos possuem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização MBA em Gestão Empresarial-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectApartamentos-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos como consumidores-
Palavras-chave: dc.subjectMercado imobiliário - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de viabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectApartments-
Palavras-chave: dc.subjectOlder consumers-
Palavras-chave: dc.subjectReal estate business - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectFeasibility studies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS-
Título: dc.titleFatores críticos de sucesso para a formatação de um empreendimento imobiliário voltado para pessoas idosas em Curitiba/PR-
Título: dc.titleCritical success factors for the formation of a real estate development for the elderly in Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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