Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marilu Martens | - |
Autor(es): dc.contributor | Nantes, Eliza Adriana Sheuer | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rejane Aguiar da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:27:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:27:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653009 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation exposes the results of a research based on a interventive and qualitative method. The main focus is the development of an educational product which contemplates the multiliteracy, initiated by the discursive genre of the fable applied at a middle school in the city of Cambé, the Brazilian state of Paraná. The research’s subject is approached with theoretical assumptions directed to the literary and discursive genres, the multiliteracy, the new information technologies and, particularly, the act of teaching itself (BAKHTIN, 1997, ADAM, 2011, 2017, ROJO AND BARBOSA, 2015; COSSON, 2014). The guiding question focuses on the pedagogical need to advance qualitatively in didactic activities regarding the Portuguese Language, through the digital environment. The aim is to articulate a interventional experience which incorporates the virtual environment and the social networks to classes, that being parallel to a didactic sequence which integrates the official Teaching Work Plan. This concept allowed for the development of the website “(Con)fabulando” and of its teaching sequence, which resulted in the development of the intended educational product, as well as activities used during the internship part of the Master’s traineeship. The results of the product’s application reveal positive data regarding the integration of the teacher / student / curriculum. Furthermore, the didactic sequence is shown to facilitate its use in other discursive and literary genres, given the need to introduce multiliteracy in the school environment. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação expõe os resultados de uma pesquisa de caráter interventivo-qualitativo. Tem como enfoque, principalmente, o desenvolvimento de um produto educacional que contempla os multiletramentos, tendo como gatilho o gênero discursivo literário fábula aplicado em uma escola de Cambé-PR. O tema é tratado tendo em vista pressupostos direcionados aos gêneros discursivos e literários, aos multiletramentos, às novas tecnologias de informação e, de maneira particular, ao ensino (BAKHTIN, 1997; 2003; ADAM, 2011; 2017; ROJO E BARBOSA, 2015; COSSON, 2014). A questão norteadora concentra-se na necessidade pedagógica de avançar qualitativamente nas atividades didáticas em Língua Portuguesa, via ambientação digital. A partir de uma experiência interventiva, contempla-se a incorporação da ambientação virtual e das redes sociais às aulas, mediante uma sequência didática que integre o Plano de Trabalho Docente do professor, sendo este, portanto, o principal objetivo do trabalho. Essa rede conceitual permitiu o desenvolvimento do website (Con)fabulando e da sequência didática nele disposta, construindo juntos o produto educacional da pesquisadora, além das atividades aplicadas durante o estágio do programa de Mestrado. Os resultados da aplicação do produto revelam dados positivos no que diz respeito à integração professor/aluno/conteúdo escolar, além da sequência didática possibilitar a sua utilização em outros gêneros discursivos e literários, frente à necessidade de inserção dos multiletramentos na escola. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fábulas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fables | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web sites | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando | - |
Título: dc.title | Genre fable on digital environment in a didatic proposal towards multiliteracy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: