Proposta de metodologia para a redução das chances de insucesso operacional em uma startup do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontes, Joseane-
Autor(es): dc.contributorPontes, Joseane-
Autor(es): dc.contributorYoshino, Rui Tadashi-
Autor(es): dc.contributorTreinta, Fernanda Tavares-
Autor(es): dc.creatorFaria, Lays Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652982-
Descrição: dc.descriptionThe entrepreneurship is directly responsible to generate wealth in a country. Although the conception of entrepreneurship is much wider than the simple idea of open a new business. Entrepreneurial attitudes can be connected to the idea of finding new solutions to the society problems. The present study shows the creation of a startup company which builds silver clay 3D printers to make jewelry. In a way to achieve the project, the author developed a methodology that searches in the literature different ways to minimize the risks to start a new company. This methodology involves the definition of strategy with the base in the market analyses and the validation of the hypothesis of the business model with tests of conception and interviews. The fist step was the customer development, in which the first business model was defined by the partners. The interaction with the customers through interviews and tests showed that the problem to be solved by the startup was relevant and the solution would be well accepted to the potential customers. The MVP was built and showed the inviability of the technology and the ideia needed to be changed. The metodology was one more time started form the begining as a new spin, as a result a new product was built and tested and this time was accepted by the public.-
Descrição: dc.descriptionO empreendedorismo é diretamente responsável pela geração das riquezas de um país. Hoje o conceito de empreendedorismo é muito mais amplo que a simples ideia de abrir um negócio. Atitudes empreendedoras podem estar ligadas à ideia de encontrar soluções para problemas de uma sociedade O presente trabalho apresenta uma metodologia para a criação de uma startup reduzindo as suas chances de insucesso visto que há um alto índice de fracasso de startups. Para isso, a metodologia busca na literatura formas de minimizar os riscos no encaixe com o mercado na criação de uma empresa, inicialmente planejada para atender a uma startup de hardware, que envolve um maior investimento inicial, a ideia do produto foi sendo modificada ao longo da aplicação. Essa metodologia envolve a definição da estratégia com base em análises do mercado como as 5 forças de Porter, análise SWOT, Canvas de Modelo de Negócio e da Proposta de Valor, foram feitas entrevistas para buscar se as hipóteses do Canvas eram verdadeiras. O problema foi testado por meio de entrevistas e o protótipo foi construído. Ao recolher os feedbacks dos protótipos o grupo de sócio-fundadores decidiu por pivotar a ideia inicial e novamente as fases 1 e 2 da metodologia foram aplicadas com um novo produto. Esse novo produto é o insumo da impressora 3D voltada para um novo mercado. O protótipo do produto foi aceito pelos clientes e está pronto para continuar para a Fase 3 da metodologia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas novas-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso nos negócios-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectNew business enterprises-
Palavras-chave: dc.subjectSuccess in business-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological innovations-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleProposta de metodologia para a redução das chances de insucesso operacional em uma startup do Brasil-
Título: dc.titleProposal of methodology to reduce the chances of operational failure in startup from Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.