Análise da qualidade de mobilidade para cadeirantes em calçadas representativas do centro comercial de Campo Mourão, através da aplicação de índice de acessibilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSander, Ricardo Ernani-
Autor(es): dc.contributorSander, Ricardo Ernani-
Autor(es): dc.contributorMazzer, Helton Rogério-
Autor(es): dc.contributorCândido, Jorge-
Autor(es): dc.creatorNobile, Rodrigo Cesar Calciolari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6182-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652978-
Descrição: dc.descriptionAccessibility concepts gain more and more importance during the real society democratization process. Disabled people have limitation of moving which generally the urban infrastructure does not supply their needs or does not give then right support, generating this way imbalance. To guarantee convenient accessibility the philosophy of universal layout is used, environments where, independent of the user limitations, limitation of accessibility does not exist. Law imposes accessibility in public environments and its purpose is to guarantee the rights that are in the Brazilian Federal Constitution. This work aimed to evaluate a sample of the sidewalks from the central area of the city of Campo Mourão, regarding to the quality of the wheelchair users mobility. During the analyses a index of accessibility was used, which a measure between 0,0 to 5,0 was obtained for the sidewalks, and it took into account the flatness, maintenance and quality of the floor, its width and security when crossing it. 16 samples were analyzed, which got an average rate of 3,26, with low variance, such result was very influenced by a remodeling process in the sidewalks during the execution of this work.The application of the index allowed us to evaluate the actions of accessibility in urban mobility for users of wheel chairs implemented in the city after the implementation of the Decree 4763/2010 which regulates and establishes standards for construction, reconstruction or repair of urban sidewalks in central areas following the Universal Layout Design and NBR 9050/94, are on the right way for the definition of "accessible routes" and showed positive and negative points of the improvements already done in the central area of the city of Campo Mourão.-
Descrição: dc.descriptionConceitos de acessibilidade ganham cada vez mais destaque durante o processo de real democratização da sociedade. Pessoas com deficiência possuem limitação de locomoção que geralmente a infraestrutura urbana não compensa, gerando assim desigualdade. Para garantir acessibilidade adequada se usa da filosofia do Desenho Universal, ambientes onde, independente das limitações do usuário, não existam limitações de uso. Acessibilidade em ambientes públicos é imposta pela legislação com a finalidade de garantir os direitos defendidos pela constituição federal. A Engenharia Civil é a solução para a implementação do Desenho Universal, respondendo favoravelmente para vencer as barreiras da acessibilidade. Este trabalho visou avaliar uma amostra de calçadas da área central de Campo Mourão, quanto à qualidade de mobilidade às pessoas cadeirantes. Na análise foi aplicado o Índice de Acessibilidade que atribui notas entre 0,0 e 5,0 para as calçadas, para isso leva em consideração as características de nivelamento, manutenção e qualidade do piso, largura efetiva e segurança da travessia. Foram analisas 16 calçadas, que obtiveram uma média de nota 3,45, com baixa variância, tal resultado foi muito influenciado por processo de reformas nos calçamentos durante a execução do trabalho. A aplicação do índice permitiu avaliar que as ações de acessibilidade na mobilidade urbana dos usuários de cadeiras de rodas implementadas na cidade após a implantação do Decreto 4763/2010 que regulamenta e estabelece critérios para construção, reconstrução ou reparação de passeios urbanos na região central nos padrões do Desenho Universal e da NBR 9050/94, estão no caminho certo para a definição de “rotas acessíveis” e sinalizou pontos negativos e positivos das melhorias já implantadas na região central da cidade de campo Mourão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade ao transporte local-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal-
Palavras-chave: dc.subjectLocal trasit accessibility-
Palavras-chave: dc.subjectSocial mobility-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleAnálise da qualidade de mobilidade para cadeirantes em calçadas representativas do centro comercial de Campo Mourão, através da aplicação de índice de acessibilidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.