Análise de livros didáticos: avaliação e proposta de atividades práticas como incentivo ao ensino de botânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Daniela Macedo de-
Autor(es): dc.contributorFerrari, Fernanda-
Autor(es): dc.contributorLima, Daniela Macedo de-
Autor(es): dc.contributorEstevan, Daniela Aparecida-
Autor(es): dc.creatorChaves, Madalena Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652969-
Descrição: dc.descriptionGiven the demotivating scenario in relation to botany classes in Basic Education, combined with the lack of interest in the Vegetal Kingdom, the objective of this work was to carry out the analysis of four Collections of Science books of Elementary Education approved by the PNLD: Projeto Araribá, Ciências - Life & Universe, Natural Sciences - Learning from everyday life and Apoema - Science, above all, from the contents of botany, highlighting its relevance related to the encouragement of practices in the classroom, in addition to proposing a didactic material complementary to the classes. The qualitative analysis was guided by the axes: content, visual resources and activities. Through the results, it was found that the studied area of study was not covered in all years of Elementary Education Final years. It was found that among the observed collections, Ciências Naturais - Aprendendo com o cotidiano and Apoema - Ciências, stood out for presenting more dynamic and diverse approaches. However, not all Collections followed the criteria analyzed satisfactorily, because, in the Projeto Araribá and Ciências - Vida & Universo some limitations were verified, such as the lack of practical approaches, activities based on memorization and lack of contextualization of contents. It was concluded that, all the analyzed collections are applicable; however, they can be complemented and adapted, since it will be difficult to find a material that meets all teaching requirements. Therefore, it is necessary to reformulate the Didactic Books, and the teacher should develop strategies that can complement his work and explore more active methodologies. In view of this reality, a complementary material was suggested, the booklet “Botany in practice”, which brings together eight didactic sequences with interactive activities, game suggestions and complementary readings. This material was proposed to make the Botanical classes of the Elementary School Final Years feasible, giving support to teachers and encouraging students to carry out practical activities.-
Descrição: dc.descriptionMediante o cenário desmotivador com relação as aulas de botânica no Ensino Básico, aliados a falta de interesse pelo Reino Vegetal, o objetivo deste trabalho foi realizar a análise de quatro Coleções de livros de Ciências do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD: Projeto Araribá, Ciências - Vida & Universo, Ciências Naturais - Aprendendo com o cotidiano e Apoema - Ciências, sobretudo, dos conteúdos de botânica, destacando sua relevância relacionada ao incentivo de práticas em sala de aula, além de propor um material didático complementar às aulas. A análise qualitativa foi direcionada pelos eixos: conteúdos, recursos visuais e atividades. Por meio dos resultados constatou-se que a área de estudo analisada não foi contemplada em todos os anos do Ensino Fundamental Anos finais. Verificou-se que entre as coleções observadas, Ciências Naturais - Aprendendo com o cotidiano e Apoema - Ciências, se destacaram por apresentarem abordagens mais dinâmicas e diversificadas. No entanto, nem todas as Coleções seguiram satisfatoriamente os critérios analisados, pois, no Projeto Araribá e Ciências - Vida & Universo foram verificadas algumas limitações como a falta de abordagens práticas, atividades baseadas na memorização e falta de contextualização de conteúdos. Concluiu-se que, todas as coleções analisadas são aplicáveis, porém, são passíveis de complemento e adaptações, visto que dificilmente será encontrado um material que cumpra todas exigências do ensino. Assim sendo, faz-se necessário uma reformulação dos Livros Didáticos, devendo o professor desenvolver estratégias que possam complementar o seu trabalho e explorar metodologias mais ativas. Diante dessa realidade foi sugerido um material complementar, a cartilha “Botânica na prática” que reúne oito sequências didáticas com atividades interativas, sugestões de jogos e leituras complementares. Esse material foi proposto para viabilizar as aulas de Botânica do Ensino Fundamental Anos Finais dando apoio aos professores e incentivo aos alunos na realização de atividades práticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectBotany - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAnálise de livros didáticos: avaliação e proposta de atividades práticas como incentivo ao ensino de botânica-
Título: dc.titleAnalysis of textbooks: evaluation and proposal of practical activities as an incentive to teaching botany-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.