Uma proposta de recurso educacional para o ensino de campo magnético na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDeimling, Cesar Vanderlei-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891-
Autor(es): dc.contributorDeimling, Natalia Neves Macedo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091-
Autor(es): dc.contributorDeimling, Cesar Vanderlei-
Autor(es): dc.contributorSchwerz, Roseli Constantino-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ricardo Francisco-
Autor(es): dc.creatorSorte, Michelli da Silva Arruda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:27:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:27:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3090-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652952-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: Eletromagnetismo; Magnetismo-
Descrição: dc.descriptionThe present work, developed with the Postgraduate Program of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) in the National Professional Master's Degree Program in Physics Teaching (MNPEF), aimed to elaborate, develop and evaluate a didactic-pedagogical proposal for the teaching of the magnetic field content, in particular, for field generation by conductors with different geometries, traversed by electric current. This study, configured in the intervention research model, was developed in two classes of third years of High School - one from the state public network and another from the private education network - in order to know different training contexts. In order to do so, an educational product - unit plan and content unit - was developed, which includes theoretical-experimental activities and the use of information and communication technologies - simulator and smartphone applications - always having as a starting point the previous knowledge brought by students and the development of a critical and scientific analysis of content for the broader understanding of social practice. As a theoretical-methodological reference, we use as basis the Historical-Critical Pedagogy Based on the obtained results, we can observe that the students could effectively articulate theory and practice through the academic-scientific knowledge worked with the educational product developed, which allowed them, among other things, a more critical and broad understanding of social reality. We hope that this educational product can contribute, also, to the training of other students and to the professional practice of the teachers who interest him.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), teve como objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta didático- pedagógica para o ensino do conteúdo de campo magnético. Em especial, para a geração de campo por condutores com diferentes geometrias percorridos por corrente elétrica. Este estudo, configurado no modelo de pesquisa-intervenção, foi desenvolvido em duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio, uma da rede pública estadual e outra da rede particular de ensino, contemplando assim diferentes contextos formativos. Para tanto, tendo como ponto de partida os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, foi elaborado um produto educacional, Plano de Unidade e Unidade de Conteúdo, que contemplam atividades teórico-experimentais e a utilização de tecnologias da informação e comunicação, tais como: Simulador e aplicativos para smartphones; e o desenvolvimento de uma análise crítica e científica do conteúdo para a compreensão mais ampla da prática social. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos a Pedagogia Histórico-Crítica. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que os estudantes puderam efetivamente articular teoria e prática por meio dos conhecimentos acadêmico-científicos trabalhados com o produto educacional desenvolvido, o que lhes permitiu, entre outros aspectos, uma compreensão mais crítica e ampla da realidade social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectCampos magnéticos-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetic fields-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleUma proposta de recurso educacional para o ensino de campo magnético na educação básica-
Título: dc.titleA proposal for educational resources for magnetic field education in basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.