Avaliação formativa: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigatto-
Autor(es): dc.creatorGavassi, Susana Lisboa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20789-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652878-
Descrição: dc.descriptionThe assessment is an issue that is constantly being discussed in schools because of the composing process of teaching and learning. Can be carried out continuously, procedural and training with a variety of instruments selected according to the objectives highlighted. Formative assessment should be prioritized in the school routine, especially in the upper grades of elementary school, the focus of this research. The objective of this study was to analyze and reflect on the theoretical frameworks that address the topic, beyond the contribution of other research on formative assessment for final grades of elementary school highlighting the importance to conduct the promotion, enhancement and correction of students the possible distortion observed during the course of production. The work is based on research with qualitative and exploratory approach through a literature review. This research can contribute to reflection on formative assessment in the teaching / learning process, and still be one of the benchmarks for other researchers who want to continue the studies.-
Descrição: dc.descriptionA avaliação é uma temática que constantemente está sendo discutida nas escolas pelo fato de compor o processo de ensino e aprendizagem. Pode ser realizada de forma contínua, processual e formativa com uma variedade de instrumentos selecionados conforme os objetivos destacados. A avaliação formativa deve ser priorizada no cotidiano escolar, principalmente nas séries finais do ensino fundamental, foco desta pesquisa. O objetivo do presente trabalho foi de analisar e refletir sobre os referenciais teóricos que abordam a temática, além da contribuição de outras pesquisas realizadas sobre avaliação formativa para as séries finais do ensino fundamental destacando a importância para se efetivar a promoção, valorização dos alunos e a correção das possíveis distorções observadas durante o percurso de produção. O trabalho baseia numa pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória por meio de uma revisão de literatura. Esta pesquisa pode contribuir para reflexão sobre a avaliação formativa no processo ensino/aprendizagem, além ainda de ser um dos referenciais para outros pesquisadores que almejam dar continuidade aos estudos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Potential Assessment Device-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectStudents - Rating of-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleAvaliação formativa: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.