Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luciana Schreiner | - |
Autor(es): dc.contributor | Estephan, Violeta Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Kalinke, Marco Aurélio | - |
Autor(es): dc.creator | Martens, Loreane Katler | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:26:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:26:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9056 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652876 | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to instigate the Ensino Médio (Brazilian High School) student, through problem solving, the interest for spatial geometry. It makes the student to notice that this math segment goes beyond the classroom and it is not simply formula calculation. The evidence is presented in some daily problems, which involve spatial geometry concepts such as area and volume. This work is founded on qualitative research approach and guided by bibliography research. In order to approach such question some methodologies of problem solving are presented, research made by authors who advocate for how geometry teaching should happen; and some questions extracted from math books and from the ENEM (National High School Examination) about volume and surface calculation guided in real situations. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo propor problemas que instiguem no aluno, do ensino médio, por meio da Resolução de Problemas, o interesse pela Geometria Espacial, fazendo-o perceber que esse ramo da Matemática vai muito além da sala de aula e não se reduz a aplicação de fórmulas. Para destacar o valor da Geometria Espacial são apresentados alguns problemas do cotidiano que envolvem os conceitos de área e volume. Fundamentado numa abordagem de pesquisa qualitativa, o trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica. Para abordar as questões que nos propomos, são apresentadas algumas pesquisas sobre a metodologia da Resolução de Problemas; pesquisas de autores que defendem como deve ser o ensino de geometria e algumas questões retiradas de livros de Matemática e das provas do ENEM sobre medidas de volume e de superfície pautadas em situações reais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria sólida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Problems, exercises,etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Solid | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIAL | - |
Título: dc.title | Geometria espacial via resolução de problemas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: