Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Fantaussi, Renata | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652871 | - |
Descrição: dc.description | Through documentary and bibliographical analysis this research aims to clarify from the analysis of the documents of the National Youth Inclusion , Urban Projovem , characteristics of current pedagogical trends in the program ; related with the integrated curriculum, between elementary education , vocational training , and citizen participation . Concisely covers the major historical factors on education in Brazil, the eleventh to the twentieth century, emphasizing the relevant economic, social and educational aspects for Youth and Adults education. Emphasizes the general objectives of the program, as well as the pedagogical organization. its relevance to the education of youth and adults in the current context. Also reports the profile of the students. Relates the concepts of teaching trends, based bibliography of the main authors on the subject. It was found that the educational curriculum of the proposed program, aims at Integral Training for democratizing education and social inclusion. Directed at young people who interrupted their studies and do not have jobs , the proposed integrated curriculum offers opportunities for education and reintegration into the labor market , respecting the experiences and worldview, these young people by providing access to scientific and technological means needed to developing their skills in school, professional and personal levels. | - |
Descrição: dc.description | Por meio da análise documental e bibliográfica esta pesquisa pretende explicitar a partir da análise dos documentos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Projovem Urbano, características de tendências pedagógicas atuais presentes no Programa; relacionados à proposta curricular de ensino integrado, interdisciplinar e interdimensional entre educação básica, qualificação profissional e participação cidadã. Aborda de maneira concisa os principais fatores históricos sobre a educação no Brasil, do século XI ao XX, enfatizando os aspectos econômicos, sociais e educacionais relevantes a Educação de Jovens e Adultos. Ressalta os objetivos gerais do programa, assim como a organização pedagógica do mesmo, sua relevância para a educação de jovens e adultos no contexto atual. Também relata o perfil dos alunos participantes. Relaciona os conceitos sobre as tendências pedagógicas, baseada na bibliografia dos principais autores no assunto. Constatou-se que a proposta pedagógica do currículo do Programa, visa à Formação Integral pela democratização do ensino e inclusão social. Direcionada aos Jovens que interromperam os estudos e não possuem emprego, a proposta de curriculo interdimensional oferece novas oportunidades de reinserção escolar e no mercado de trabalho, respeitando as experiências e visão de mundo, desses jovens permitindo o acesso aos meios tecnológicos e científicos necessários para o desenvolvimento de suas competências em níveis escolares, profissionais e pessoais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Tendências pedagógicas para Educação de Jovens e Adultos na atualidade: uma reflexão a partir do programa Projovem Urbano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: