Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meneghetti, Francis Kanashiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0327-2872 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8238451312475074 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortato, Cintia de Souza Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1399-3860 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0225705256573236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Cristianne Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0400-4733 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6253054954112694 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meneghetti, Francis Kanashiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0327-2872 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8238451312475074 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9327-223X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Nanci Stancki da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-4970-2498 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4274116207418522 | - |
Autor(es): dc.creator | Fachini, Flavia Granzotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26199 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652869 | - |
Descrição: dc.description | The following research has as main objective analyze how gender violence is exhibited on the facebook. The carrying out of this work is justified since it concerns a social impact issue with consequences in the quality of life and livingness of the target individuals. Throughout the study it is presented a theoretical and analytical reasoning regarding a corpus composed of Facebook commentaries utilizing nethnographic research framework, which is a specific way of Content Analysis, since the data derives from an internet environment. It was perceived over the course of the research that gender violence has its basis on prejudice, the “gender ideology”, which unfolds in discriminatory and violent acts through commentaries. When violence is institutionalized and there are impeditive factors for the discussion of this matter in the social sphere, it is possible to characterize this phenomenon as social intolerance. The prejudice exhibited in the “gender ideology” promotes discriminatory, violent, and social intolerance acts, and this occurs through the dissemination of this prejudice and its entrenchment by legitimization from the commentators, who seeks groups of belonging and ontological justification. It is necessary to adopt an Antiprejudice Pedagogy as strategy in order to face this reality, through teaching-learning processes and the reconnaissance of the existence of such violence for interventional propositions, public policies and effective actions. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como se manifestam as violências de gênero na rede social virtual facebook. A realização deste trabalho é justificada uma vez que tange um problema de impacto social com consequências na qualidade de vida e vivência dos indivíduos-alvo. Ao longo do texto é apresentado um raciocínio teórico e analítico a respeito de um corpus composto por comentários do Facebook, utilizando pesquisa netnográfica, que é uma forma específica de Análise de Conteúdo, uma vez que os dados são oriundos do ambiente internetiano. No processo de realização da pesquisa foi percebido que a violência de gênero tem como base o preconceito, a “ideologia de gênero”, que se desdobra em atos discriminatórios e violentos por meio de comentários. Quando a violência é institucionalizada e existem fatores que impedem discussões desta ordem no âmbito social é possível caracterizar este fenômeno como sendo o da intolerância social. O preconceito manifesto na “ideologia de gênero” é propulsor de atos discriminatórios, violentos e da intolerância social e isso se dá, por meio da disseminação deste preconceito e o seu reforço e legitimação por parte dos comentadores, que buscam grupos de pertencimento e justificação ontológica. Como estratégias de enfrentamento a essa realidade é preciso adotar uma Pedagogia do Anti-preconceito por meio de processos de ensino-aprendizagem e do reconhecimento da existência de tais violências para propostas interventivas, políticas públicas e ações efetivas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homofobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transphobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homophobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Anatomia da violência de gênero na rede social virtual Facebook | - |
Título: dc.title | Anatomy of gender violence in the virtual social network Facebook | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: