Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Daniel Poletto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3363-0984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8749567905228147 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Daniel Poletto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3363-0984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8749567905228147 | - |
Autor(es): dc.contributor | Finger, Andrew Beheregarai | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1023-8632 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7035677257870103 | - |
Autor(es): dc.contributor | Romano, Cezar Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5479-3921 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9050177850757366 | - |
Autor(es): dc.contributor | van Kaick, Tamara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2959-5223 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3098889665319889 | - |
Autor(es): dc.creator | Marcuz Junior, Maucir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:26:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:26:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652826 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Proposta de indicadores e atribuições para gestão da sustentabilidade da UTFPR | - |
Descrição: dc.description | The sustainability is a relevant/important subject to the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), a proof of it are the sustainable initiatives at their different unities, the stablished policy, the vision and the institutional values converge with the agenda and the establishment of Sustainable Logistics Plan (PLS) committees on all campuses to meet this purpose. However, some activities relevant to sustainability management are not expressly evidenced in the institution’s regulations; therefore there is a difficulty in assigning them. With this background the general objective of this paper is to prepare a proposal for indicators and attributions to support the management of sustainability in UTFPR, in order to propose a more efficient work structure, considering all dimensions of sustainability, the reality and objectives of the institution. Thus, a set of indicators for the university was validated through the application of a questionnaire submitted to members of the PLS committees, who assessed the level of relevance of each indicator based on the GRI standard, in the University Social Responsibility Indicator System of the PRME, in the sustainability indicators already monitored by the institution, and also in the studies by Silva and Almeida (2019) and Nunes, Reis and Silva (2017). In view of this, the attributions related to each validated indicator were suggested and gaps in the general regulations of the UTFPR and the campuses were identified. To this end, we analyzed these documents, the survey carried out via e-SIC - which identified the sustainability management structures existing in other federal universities in the country - and the content of the theoretical framework. Finally, the creation of the Sustainability Department in the organizational structure of the campuses and the Sustainability Board in the rectory was suggested, as well as the necessary amendments and adaptations to the respective regulations, só that they converge with the proposal presented and expressly contemplate the attributions related to sustainability management. | - |
Descrição: dc.description | A sustentabilidade é tema relevante para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), prova disso são as iniciativas sustentáveis em suas diversas unidades, a política estabelecida, a visão e valores institucionais convergentes com a pauta e a instauração de comissões de Plano de Logística Sustentável (PLS) em todos os campi para o atendimento dessa finalidade. No entanto, algumas atividades pertinentes à gestão da sustentabilidade não estão evidenciadas de modo expresso nos regimentos da instituição; logo, existe uma dificuldade em atribuí-las. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é elaborar uma proposta de indicadores e atribuições para subsidiar a gestão da sustentabilidade da UTFPR, a fim de propor uma estrutura de trabalho mais eficiente, considerando todas as dimensões da sustentabilidade, a realidade e os objetivos da instituição. Assim, foi validado um conjunto de indicadores para a universidade por meio da aplicação de um questionário submetido aos membros das comissões do PLS, que avaliaram o nível de relevância de cada indicador com base no padrão GRI, no Sistema de Indicadores de Responsabilidade Social Universitária do PRME, nos indicadores de sustentabilidade já monitorados pela instituição e, ainda, nos estudos de Silva e Almeida (2019) e Nunes, Reis e Silva (2017). À vista disso, foram sugeridas as atribuições relacionadas a cada indicador validado e identificadas as lacunas existentes no regimento geral da UTFPR e dos campi. Para tanto, realizou-se a análise desses documentos, do levantamento realizado via e-SIC - que identificou as estruturas de gestão de sustentabilidade existentes em outras universidades federais do país - e do conteúdo do referencial teórico. Por fim, foi sugerida a criação do Departamento de Sustentabilidade na estrutura organizacional dos campi e da Diretoria de Sustentabilidade na reitoria, assim como emendas e adaptações necessárias aos respectivos regimentos, de modo que convirjam com a proposta apresentada e contemplem, de forma expressa, as atribuições referentes à gestão da sustentabilidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade - Indicadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability - Directories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges - Administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | Proposta de indicadores e atribuições para gestão da sustentabilidade da UTFPR | - |
Título: dc.title | Proposal of indicators and attributions for sustainability management of UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: