Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Tânia Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Trevisan, Jaqueline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:26:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:26:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13869 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652820 | - |
Descrição: dc.description | This work exposes the existence of editorial materials created specifically for the visually impaired, with a focus on the description of the steps involved in producing and materialization of these graphic designs. Discusses the problems of visually impaired in relation to social and educational inclusion throughout history and the invention of the main writing method for the blind, Braille. Describes the existing modes of human perception and their actions in the formation of visual and psychological concepts. Questions the lack of specific bibliography and easy access and lack of incentive to produce materials targeted to the visually impaired. Through field research carried out by means of open interviews, the study demonstrated the opinion of the visually impaired on the current scenario of editorial design and its participation as a tool for open access to personal independence, education and leisure. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho expõe a existência de materiais editoriais criados especificamente para deficientes visuais, com foco na descrição das fases envolvidas na produção e materialização destes projetos gráficos. Discorre sobre as dificuldades dos deficientes visuais em relação à inclusão social e educacional ao longo da história e a invenção do principal método de escrita para cegos, o Braille. Narra os modos existentes da percepção humana e as ações dos mesmos na formação de conceitos visuais e psicológicos. Questiona a escassez de bibliografia específica e de fácil acesso e a falta de incentivo à produção de materiais direcionados a portadores de deficiência visual. Através de pesquisa de campo feita por meio de entrevistas abertas, o estudo demonstrou a opinião dos deficientes visuais sobre o cenário do design editorial atual e sua participação como ferramenta para o livre acesso à independência pessoal, formação e lazer. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Editoriais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Editing | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with visual disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Título: dc.title | Design editorial para deficientes visuais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: