Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Lauriana Marcondes Hübl | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:26:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:26:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652798 | - |
Descrição: dc.description | No ano de 2012, com a implementação do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Ministério da Educação distribuiu para as escolas públicas um novo acervo de obras, buscando incentivar a leitura e a formação de bons leitores. Partindo da observação dessas obras, a presente pesquisa busca analisar os livros que têm como tema a cultura africana e como o trabalho pedagógico é desenvolvido em sala de aula a partir desse material. Almejamos, com este trabalho, contribuir para as discussões sobre educação das relações étnico-raciais, mas também perceber como a literatura pode fazer parte do processo de reconhecimento identitário. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Identidade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Brasil - Influências africanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blacks - Race identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Brasil - African influences | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: