Web seminários sobre educação sexual como proposta pedagógica para a formação inicial e continuada de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073-
Autor(es): dc.contributorCosta, Priscila Caroza Frasson-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6423-5939-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9835513802063995-
Autor(es): dc.creatorCosta, Evelize Bordinhão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26283-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652773-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Educação sexual: práticas pedagógicas para formação docente-
Descrição: dc.descriptionSexuality integrates all phases of human life and its approach in a school environment is indispensable. The role of sexuality in the formation of the student as an individual is observed, with the understanding of the physiological, social and cultural changes that occur during adolescence, and that will accompany him throughout all stages of his life. Although the documents that guide the curriculum in the national context refer to a transversal approach to the theme, the reality is that the teaching, most of the time, is under the responsibility of the Science and Biology subjects. In this sense, one of the difficulties that arise in relation to the approach to Sex Education is the teacher's training. The objective of this research was to evaluate the contributions of Web Seminars on Sex Education to the initial training of Science teachers. The methodology was characterized as qualitative, applied, since it sought the intervention in a real observed problem, adding to the trace of a bibliographical research by the realization of surveys of works, works and publications in the area. A survey and analysis of the productions of teachers who participated in the last three editions (2013, 2014 and 2016) of the Educational Development Program of the State Department of Education of Paraná was carried out in order to map the practices for the insertion of Sex Education in the final years of elementary school, as well as to bring to the context of initial formation, the teaching experiences of teachers in the process of continued formation, in experiences with the implementation of activities with the sexuality theme. Web Seminars focused on Sexuality Education were organized for the formation of Science teachers, with students from the Undergraduate Biological Sciences course at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa campus. The Web Seminars made possible the intervention in the formation process of future Science teachers, contributing with their pedagogical formation to approach the theme, with the development of strategies that aim to help in this process. With the research done, it was possible to elaborate and make available a didactic material to be used as a subsidy in the process of initial and continued formation of teachers, in order to contribute to the approach of Sex Education in the classroom, aiming at its influence in the development of the student as an individual.-
Descrição: dc.descriptionA sexualidade integra todas as fases da vida do ser humano e sua abordagem em ambiente escolar é indispensável. Observa-se o papel da sexualidade na formação do aluno como indivíduo, com o entendimento sobre as mudanças fisiológicas, sociais e culturais que acontecem durante a adolescência, e que o acompanhará por todas as etapas de sua vida. Embora os documentos que orientam o currículo no contexto nacional encaminhem para uma abordagem transversal do tema, a realidade é que o ensino, na maioria das vezes, fica sob a responsabilidade das disciplinas de Ciências e Biologia. Nesse sentido, uma das dificuldades que se apresenta em relação à abordagem da Educação Sexual compreende a formação do professor. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as contribuições de Web Seminários sobre Educação Sexual para a formação inicial de professores de Ciências. A metodologia caracterizou-se como qualitativa, aplicada, visto que buscou a intervenção em um problema real observado, somando-se ao traço de uma pesquisa bibliográfica pela realização de levantamentos de trabalhos, obras e publicações da área. Realizou-se o levantamento e análise de produções de professores que participaram das três últimas edições (2013, 2014 e 2016) do Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a fim de mapear as práticas para inserção da Educação Sexual nos anos finais do ensino fundamental, bem como trazer para o contexto da formação inicial, as experiências docentes de professores em processo de formação continuada, em vivências com a implementação de atividades com o tema sexualidade. Organizou-se Web Seminários com enfoque na Educação Sexual voltados para a formação de professores de Ciências, com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa. Os Web Seminários possibilitaram a intervenção no processo de formação de futuros professores de Ciências, contribuindo com a formação pedagógica dos mesmos para a abordagem do tema, com o desenvolvimento de estratégias que visam auxiliar nesse processo. Com a pesquisa realizada, foi possível elaborar e disponibilizar um material didático a ser utilizado como subsídio no processo de formação inicial e continuada de professores, de modo a contribuir com a abordagem da Educação Sexual em sala de aula, objetivando sua influência no desenvolvimento do aluno como indivíduo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Comportamento sexual-
Palavras-chave: dc.subjectSeminários (Estudo)-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeenagers - Sexual behavior-
Palavras-chave: dc.subjectSeminars-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleWeb seminários sobre educação sexual como proposta pedagógica para a formação inicial e continuada de professores-
Título: dc.titleWeb seminars on sexual education as a pedagogical proposal for the initial and continuing education of teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.