Estudo de caso da prática docente: do tema mitificado ao tema concreto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Flávia Roberta de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20654-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652710-
Descrição: dc.descriptionThis work sought to understand the importance of the cancer theme in the school itinerary from 2016 to 2017 of a high school technical student. The earliest drivers led us to understand the relation of the object of knowledge mythology of the teaching practice, the controversy of the synthetic phosphoethanolamine, with the patient’s history of cancer research work carried out by the student and his group, for the scientific show of the school . The research-training biographical approach obtained further links by means of semi-structured interview in oral and written reports and in the supervised student report. In the correspondence relations of the sources we obtained eight stages of decoding, revealing the yearnings that the student had in discovering her vocation, as well as the evolution of this idea during the process of formation in the: reflexive process; transformation of cosmogony; socialization of experience; metabolization of the theme – mythologized to concrete. Therefore, we find that the theme cancer, challenged the student to respond and discover their vocation, achieve awareness and the theme of life. In the act of reflection in a dialectic interrelationship when the narratives of the object of mythic knowledge (abstract) transpose the life history of the patient of neoplasia (concrete), it decodes the object of knowledge and understands the themes of reality and as performed in concrete acts in the context of life. Thus, in reading by identification and differentiation with the narratives, he was recognized and found in the struggle of the other cancer patients and the chemist Chierice.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho procurou entender a importância do tema câncer no itinerário escolar de 2016 a 2017 de uma estudante do curso técnico de nível médio. Os primeiros fios condutores motivaram a entender a relação do objeto de conhecimento mitificado da prática docente, da controversia da fosfoetanolamina sintética, com a história do paciente de câncer do trabalho de pesquisa realizado pela estudante e seu grupo, para a mostra científica da escola. A investigação-formação de abordagem biográfica obteve outros elos de ligação por meio de entrevista semi-estruturada nos relatos oral e escrito e no relatório de estágio supervisionado da estudante. Nas relações de correspondência das fontes obtiveram-se oito fases de decodificação, revelando os anseios que a estudate tinha em descobrir sua vocação, bem como a evolução dessa ideia durante o processo de formação no: processo reflexivo; transformação da cosmogonia; socialização da experiência; metabolização do tema – mitificado ao concreto. Portanto, constata-se que o tema câncer, desafiou a estudante a responder e a descobrir sua vocação, alcançar consciência e o tema de vida. No ato de reflexão em inter-relação dialética ao transitar das narrativas do objeto de conhecimento mitificado (abstrato) a história de vida do paciente de neoplasia (concreto), descodifica o objeto de conhecimento e compreende os temas da realidade presente em atos concretos no contexto de vida. Assim, na leitura por identificação e diferenciação com as narrativas, se reconheceu e se encontrou na luta dos demais pacientes oncológicos e do químico Chierice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aspirações-
Palavras-chave: dc.subjectCâncer em adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Guias de experiência de vida-
Palavras-chave: dc.subjectStudent aspirations-
Palavras-chave: dc.subjectCancer in adolescence-
Palavras-chave: dc.subjectTeenagers - Life skills guides-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleEstudo de caso da prática docente: do tema mitificado ao tema concreto-
Título: dc.titleCase study of the teaching practice: from the theme mythified to the concrete theme-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.