Desconstrução do histórico e do policial em Agosto, de Rubem Fonseca

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Naira de Almeida-
Autor(es): dc.creatorMucha, Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652672-
Descrição: dc.descriptionThis work aims at analyzing the novel Agosto (1990), by Rubem Fonseca, through the deconstruction of the sub-genres that are present in the text: the historical and the detective. The development of this research is based on the comprehension of how the historical and detective narratives are joined into the corpus under analysis. Fonseca reminds – through one of the greatest characteristics of his work, the detective narrative – an important fact in the Brazilian historiography, as the text handles the historical events of 1954, the political facts that culminated in Getúlio Vargas’ suicide, the president of the republic in this time. However, the narrative construction does not follow the classical principles that guide the historical and detective sub-genres. Thus, it is understood that this deconstruction derivates from the prerogatives of the Postmodernism, period that the artist innovates in the texts elaboration, confronting the tradition and, in the attempt to subvert the conventions proposes a criticism in the system that is inserted.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa analisar o romance Agosto (1990), de Rubem Fonseca, a partir da desconstrução dos subgêneros que fazem parte do texto: o histórico e o policial. O desenvolvimento da pesquisa é no sentido de compreender como ocorre a articulação da narrativa histórica e policial no corpus em análise. Sendo que Fonseca traz à tona – através de uma das grandes características que compreendem a sua obra, a narrativa policial – um fato importante na historiografia brasileira, pois o texto aborda os acontecimentos históricos de 1954, no campo da política, que culminaram no suicídio de Getúlio Vargas, presidente da república na época. Contudo, tal estrutura narrativa não segue os preceitos clássicos que norteiam os subgêneros histórico e policial. Assim, entende-se que essa desconstrução decorre das prerrogativas da Pós-Modernidade, período em que o artista inova na elaboração de seus textos, confrontando-se com a tradição e, na tentativa de subverter as convenções, propõe uma crítica dentro do sistema em que está inserido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão-
Palavras-chave: dc.subjectAgosto - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectPós-modernismo (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectAgosto - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectPostmodernism (Literature)-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileira e História Nacional-
Título: dc.titleDesconstrução do histórico e do policial em Agosto, de Rubem Fonseca-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.