Aprendizagem baseada na solução de problemas reais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorDe Marco, Marilete Terezinha-
Autor(es): dc.creatorPereira, Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652667-
Descrição: dc.descriptionThrough the analysis of the current school indexes, it is possible to verify that the quality of Brazilian education is deficient. Among the causes for the low performance of Brazilian students is students' lack of interest in the classroom. In order to explore different strategies that can be used by teachers to keep students motivated, interested and engaged, the objective of this work is to explain the history, fundamentals and classification of Active Teaching Methodologies, which value the student's active participation in learning process. In this sense, it is possible to conclude that the Project­Based Learning is an Active Methodology that relates the construction of knowledge to research and proposes solutions for real situations, based on the knowledge of different áreas of teaching. In this way, it allows to work the contents in a contextualized way, in order to establish a relationship between what the student learns at school and his life, representing a promising strategy, especially in Science Teaching, in the search for a more efficient and meaningful teaching and learning process.-
Descrição: dc.descriptionPor meio da análise dos atuais índices escolares, é possível constatar que a qualidade do ensino brasileiro está deficiente. Dentre as causas para o baixo rendimento dos estudantes brasileiros, está o desinteresse dos alunos pelas atividades escolares. Com o intuito de explorar diferentes estratégias que podem ser utilizadas por professores para manter alunos motivados, interessados e engajados, o objetivo deste trabalho é de explicitar o histórico, fundamentos e classificação das Metodologias Ativas de ensino, que valorizam a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Neste sentido, é possível concluir que a Aprendizagem Baseada em Projeto é uma Metodologia Ativa que relaciona a construção do conhecimento à investigação e à proposta de soluções para situações reais, com base nos conhecimentos das diferentes áreas do ensino. Desta maneira, permite trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada, de modo a estabelecer uma relação entre o que o aluno aprende na escola e na sua vida, representando uma estratégia promissora, especialmente no Ensino de Ciências, na busca por um processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente e significativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleAprendizagem baseada na solução de problemas reais-
Título: dc.titleLearning based on solving real problems-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.