Dislexia: dificuldades de aprendizagem na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Cláudia Freitas Franco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652653-
Descrição: dc.descriptionThe present study reports the importance of early diagnosis of dyslexia in students from early grades of elementary school. Defined as a disorder or learning disability in the area of reading, writing and spelling, usually found in early literacy, dyslexia causes great harm to the child's development is a reality among many students. Had as main objective to raise accurate information about Dyslexia, to provide subsidies for early diagnosis of this disorder in the classroom. Therefore, a literature review, in which we sought to group the main publications on this subject, in order to reach the objectives proposed here was performed. The literature review was delimited in the last ten years of publications. At the end of this research , came up for consideration that an early diagnosis is possible in the classroom by teachers , provided that a suitable intervention exists these professionals to students, and it is essential that teachers have clarification on the main forms of intervention with students, as well as knowing the necessary for the development of reading and writing skills in order to associate them with related phonological processing activities carried out in the school context.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa relata a importância do diagnóstico precoce da dislexia em alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Definida como sendo um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, encontrada geralmente no inicio da alfabetização, a dislexia causa grandes prejuízos ao desenvolvimento da criança e é uma realidade entre muitos estudantes. Teve-se como objetivo geral levantar informações acuradas sobre a Dislexia, a fim de proporcionar subsídios para um diagnóstico precoce sobre esse distúrbio em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pela qual buscou-se agrupar as principais publicações acerca dessa temática, com o intuito de alcançar os objetivos aqui propostos. A revisão bibliográfica foi delimitada nos últimos dez anos de publicações. Ao final dessa pesquisa, chegou-se à consideração de que é possível um diagnóstico precoce em sala de aula pelos docentes, contanto que exista uma intervenção adequada desses profissionais aos alunos, sendo indispensável que os professores tenham esclarecimentos sobre as principais formas de intervenção com os alunos, bem como, que se conheçam as habilidades necessárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita, a fim de associa-las às atividades relacionadas ao processamento fonológico da linguagem, realizadas no contexto escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectDyslexia-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e técnicas de Ensino-
Título: dc.titleDislexia: dificuldades de aprendizagem na escola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.