Orientações didáticas para o ensino de química na perspectiva inclusiva: a elaboração e o uso de materiais adaptados para alunos cegos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Márcia Camilo-
Autor(es): dc.contributorPrais, Jacqueline Lidiane de Souza-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Márcia Camilo-
Autor(es): dc.contributorPrais, Jacqueline Lidiane de Souza-
Autor(es): dc.contributorCharallo, Thalita Gabriela Comar-
Autor(es): dc.contributorGresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar-
Autor(es): dc.creatorToyama, Karla Suzi Furutani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12357-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652649-
Descrição: dc.descriptionThis study presents a formative proposal for teachers of Chemistry aimed at the inclusion of blind students with emphasis on materials adapted for teaching. It adopts as a theoretical reference the approach of the Universal Design for Learning (UDL) to constitute the training action focused on the elaboration and use of adapted didactic materials. To that end, the general objective was to offer an extension course project on the subject materials adapted for blind students in order to promote knowledge for Chemistry graduates regarding the challenges in teaching inclusive classes and, later, to interpret their perceptions and learning about the use and elaboration of didactic materials adapted for blind students. When faced with the proposed objective, we tried to answer the following question: "How an extension course project can contribute to the initial teacher education about the use and elaboration of materials adapted to the blind student for the teaching of Chemistry?" For the collection of information, questionnaires were used (initial and final), audio recording during the formative action, photos of the adapted materials elaborated by the participants. The results obtained were analyzed through the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2006). Among the main results, we highlight the elaboration of six didactic materials adapted in the teaching of Chemistry by the participants of this project and the knowledge acquired during the pedagogical intervention, assisting in the process of initial teacher training.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta uma proposta formativa para professores de Química voltada à inclusão de alunos cegos com ênfase aos materiais adaptados para o ensino. Adota como referencial teórico a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para constituir a ação formadora voltada a elaboração e ao uso de materiais didáticos adaptados. Para isso, o objetivo geral foi o de ofertar um projeto de curso de extensão acerca da temática materiais adaptados para alunos cegos a fim de promover conhecimentos para Licenciandos em Química quanto aos desafios em ministrar aulas inclusivas e, posteriormente, interpretar suas percepções e aprendizagens sobre o uso e a elaboração de materiais didáticos adaptados para alunos cegos. Diante do objetivo proposto, buscou-se responder a seguinte questão: “De que maneira um projeto de curso de extensão contribui com a formação inicial docente acerca do uso e da elaboração de materiais adaptados ao aluno cego para o ensino de Química?”. Para coleta de informações, foram utilizados questionários (inicial e final), gravação em áudio durante a realização da ação formativa, fotos dos materiais adaptados elaborados pelos participantes. Os resultados obtidos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Dentre os principais resultados, destaca-se a elaboração de seis materiais didáticos adaptados no ensino de Química pelos participantes deste projeto e o conhecimento adquirido durante a intervenção pedagógica, auxiliando no processo de formação inicial docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCegos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectBlind - Education-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleOrientações didáticas para o ensino de química na perspectiva inclusiva: a elaboração e o uso de materiais adaptados para alunos cegos-
Título: dc.titleDidactic guidelines for teaching chemistry at inclusive perspective: the development and use of materials adapted for blind students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.