Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hellmann, Liliane | - |
Autor(es): dc.creator | Boscarato, Rosinéia Arneiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:26:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:26:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652633 | - |
Descrição: dc.description | This work was developed with the purpose of obtaining information about affective relationship, the aspects and processes of teaching and learning, including the daily teacher and student in the school context and possible affective relationships in the classroom. When the student comes to school already brings with it a baggage mother's knowledge, which can affect the cognitive aspects. The child that was formed with love will have a better development in the teaching learning process, and the child suffered some childhood trauma or neglect, will not have the same performance and yield. The school must provide the student with an environment of reflection on life as a whole, thus contributing a critical consciousness and transformative , offering beyond the textbooks and teaching materials, other resources related to emotional well-being of each student , so that it can reflect on life and its aspects. Through some teaching strategies the teacher can approach the student and work part affective questioning about his life story, his family and everything that relates to it. Through this research it was observed that the affection is a critical piece to the educational performance, and that the child needs love, affection, dialogue, attention, in order to build their identity and knowledge, and that all these factors contribute and influence quite important in teaching learning. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ratificar a importância do afeto nos processos de ensino aprendizagem, compreendendo o dia a dia do professor e aluno, no contexto escolar e as possíveis relações afetivas na sala de aula. Quando o aluno vem para a escola, já traz consigo uma bagagem de conhecimento materno, que pode influenciar nos aspectos cognitivos. A criança que foi formada com amor terá um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem, e a criança que sofreu algum trauma na infância ou abandono, não terá o mesmo desempenho e rendimento. A escola deve proporcionar ao aluno um ambiente de reflexão sobre a vida num todo, contribuindo assim numa consciência crítica e transformadora, oferecendo além dos materiais didáticos e pedagógicos, outros recursos relacionados ao bem estar afetivo de cada aluno, para que o mesmo possa refletir sobre a vida e seus aspectos. Através de algumas estratégias pedagógicas o professor poderá se aproximar do aluno, e trabalhar a parte afetiva, questionando sobre sua historia de vida, sua família e tudo o que se relaciona com ele. Por meio desta pesquisa observou-se que a afetividade é uma peça fundamental para o desempenho educacional, e que a criança precisa de amor, afeto, carinho, diálogo, atenção, para poder construir sua identidade e conhecimento, e que todos estes fatores contribuem e influenciam com bastante importância no ensino aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação afetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affective education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A importância da afetividade no ensino aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: