Estudo dinâmico comparativo entre mecanismos biela-manivela e garfo escocês

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Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.contributorRossetto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.contributorNovak, Paulo Rogerio-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.creatorShimosaka, Matheus Yoo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652597-
Descrição: dc.descriptionThis paper seeks to perform a dynamic comparative analysis on two mechanisms of motion transformation, a crank rod and a scotch yoke. Because there is little research on the dynamics of the scotch yoke, it has been decided to make a comparison with the crank rod to better evaluate the overall performance of the scotch yoke. In order to perform the simulations, it was necessary to use 3D CAD software, Autodesk Inventor®, in which it is possible to model, assemble and simulate a mechanism under variouzs conditions and obtain, among several information, the dynamic analysis of the mechanism. Three dimensions cases for the two mechanisms were tested under various initial conditions of velocity and acceleration, in order to obtain a greater range of information to make the comparison between them. After the simulations, it was possible to verify that, in general, the crank rod develops greater forces in its joints, but also works on greater tensions, when compared to the scotch yoke.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo procura realizar uma análise comparativa dinâmica em dois mecanismos de transformação de movimento, a biela-manivela e o garfo escocês. Pelo fato de existir pouca pesquisa quanto a dinâmica do garfo escocês, decidiu-se fazer um comparativo com a biela-manivela para avaliar melhor o desempenho em geral do garfo escocês. Para a realização das simulações, fez-se necessário a utilização de um software CAD 3D, o Autodesk Inventor®, no qual é possível modelar, montar e simular um mecanismo sob diversas condições e obter, dentre diversas informações, a análise dinâmica do mecanismo. Três casos de dimensões para os dois mecanismos foram testados sob diversas condições iniciais de velocidade e aceleração, a fim de se obter uma gama maior de informações para realizar a comparação entre eles. Através das simulações, foi possível verificar que, em geral, a biela-manivela desenvolve maiores forças em suas juntas, porém também trabalha sobre maiores tensões, quando comparada ao garfo escocês.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos mecânicos-
Palavras-chave: dc.subjectDynamics-
Palavras-chave: dc.subjectKinematics-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical movements-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleEstudo dinâmico comparativo entre mecanismos biela-manivela e garfo escocês-
Título: dc.titleComparative dynamic study between crank rod and scotch yoke mechanisms.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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