Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, José Aguiar Oliveira da-
Autor(es): dc.contributorSilva, José Aguiar Oliveira da-
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorDaros, Carolina-
Autor(es): dc.creatorLemos, Ivana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652575-
Descrição: dc.descriptionThe picturebook is a space of constant questions about it’s definition, it’s audience and it’s characteristics. Inserted at first in children’s literature, the contemporary picturebook has been breaking down barriers regarding the relationship between verbal text and visual text, adding to the debate the presence and reading of the paratext and the relationship of all these elements on narrative. This research presents a brief introduction to children’s literature, a brief history of the picturebook, different authors’ definitions of the picturebook, a brief reflection on the reading of images, and also presents the concept adopted for paratext, relating all these elements to reading today, aiming to analyze illustrated books, understanding the narrative potentiality of all these types of texts in the contemporary book.-
Descrição: dc.descriptionO livro ilustrado é espaço de constantes indagações acerca de sua definição, seu público e suas características. Inserido a princípio na literatura infantil, o livro ilustrado na contemporaneidade vem rompendo barreiras no que diz respeito a relação entre texto verbal e texto visual, acrescentando ainda no debate a presença e a leitura dos paratextos e a relação de todos esses elementos na narrativa. Esta pesquisa apresenta uma breve introdução sobre literatura infantil, um sucinto histórico sobre o livro ilustrado, definições de diferentes autores sobre o livro ilustrado, uma breve reflexão sobre a leitura de imagens, apresentando também o conceito adotado para paratextos, relacionando todos esses elementos com a leitura na atualidade, com o objetivo de analisar livros ilustrados, compreendendo a potencialidade narrativa de todos estes tipos de textos no livro contemporâneo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Narrativas Visuais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectLivros ilustrados-
Palavras-chave: dc.subjectParatexto-
Palavras-chave: dc.subjectArte narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectIllustrated books-
Palavras-chave: dc.subjectParatext-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative art-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO-
Título: dc.titleTextos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado-
Título: dc.titleVisual and paratext texts: narrative potentials of the picturebook-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.