Ensino-aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos por equipes de responsabilidade em sala de aula: o enfoque no ensino de matemática nas séries iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728-
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorCury, Helena Noronha-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Guataçara dos-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.creatorSoistak, Maria Marilei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued5000-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652563-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate, with “LDB” (Directives and Bases National Education Law) and “PCNs” (National Curricular Parameters) established proposal as background, what contribution mathematics teaching/learning through interdisciplinary projects supported by responsibility teams could bring to the initial grades of elementary schools. The choice for the strategy by responsibility teams was set due to the observed need to promote students formation of collaborative attitudes with their class, responsibility for other groups, promotion of curiosity and willingness to participate, developing different activities and verifying that each knowledge is related to another. The conducted research was qualitative, with applied purpose and experimentally shaped. The leading data to the research was collected in a municipal school of Ponta Grossa city through practical applications with twenty-eight (28) students of the 3rd grade of elementary school. The developed activities with students involved interviews with people from community and school, area determination, measurements, graphics, texts production, cost research, use of calculator, drawing, children's books writing, chart examination and model construction. Other data was obtained in literature research and by spontaneous students demonstrations. At the end of the project implementation, it was noticed that the students showed greater interest in mathematics, encouraging them to learn into a significative way. This shows the opening brought by this methodology and the teacher‟s role to provide moments in which students construct their own knowledge. As a final product of this work, it is presented a didactic manual with the development of a project on mathematics teaching/learning.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa buscou investigar a contribuição que o trabalho por meio de projetos, a partir de equipes de responsabilidade, poderia trazer no ensino-aprendizagem de matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como pano de fundo a proposta estabelecida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). A opção pela estratégia dos projetos por meio de equipes de responsabilidade se deu pela necessidade observada em se promover aos educandos a formação de atitudes colaborativas com a sua turma, de responsabilidade com os outros grupos, de se despertar a curiosidade e a vontade de participar; por desenvolverem atividades diferentes e de se verificar que os conhecimentos encontram-se relacionados uns com os outros. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, com finalidade aplicada e de cunho experimental. Os dados que nortearam a pesquisa foram coletados junto a uma Escola Municipal da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, por meio de aplicações práticas com vinte e oito (28) alunos de uma turma de 1º ano do 2º ciclo (antiga 3ª série). As atividades desenvolvidas com os alunos envolveram entrevistas com pessoas da comunidade e da escola, determinação de área, medidas, gráficos, produção de textos, pesquisas de preço, uso de calculadora, desenho, escrita de livros infantis, análise de tabelas e construção de maquete. Os demais dados foram obtidos em pesquisa bibliográfica e pelas manifestações espontâneas dos alunos. Ao final da aplicação do projeto, percebeu-se que os alunos demonstraram maior interesse pela matemática, o que os levou a aprender de forma significativa. Isso demonstra a abertura proporcionada por essa metodologia e o papel do professor em propiciar momentos em que os alunos construam seu próprio saber. Como produto final desse trabalho, apresenta-se um manual didático com o desenvolvimento de um projeto no ensino-aprendizagem da matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEquipes de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectWork design-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching teams-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleEnsino-aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos por equipes de responsabilidade em sala de aula: o enfoque no ensino de matemática nas séries iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.